Novembro Azul: INSS garante benefícios a pacientes com câncer de próstata
BPC e auxílio-doença podem ser solicitados por quem faz tratamento
Aproveitando o movimento Novembro Azul, dedicado à conscientização sobre a saúde masculina, com ênfase na prevenção do câncer de próstata, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lembra a disponibilidade de auxílios previdenciários para aqueles em tratamento contra essa neoplasia.
Para indivíduos em tratamento para esse tipo de câncer, o INSS oferece dois tipos de auxílios:
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
1. Benefício de Prestação Continuada (BPC): Este auxílio pode ser solicitado por aqueles que comprovem atender aos requisitos de baixa renda, deficiência de longo prazo e idade estabelecidos pela Lei 8.742 (Loas). A contribuição para a Previdência não é exigida.
2. Benefício por Incapacidade Temporária (conhecido como auxílio-doença): Destinado àqueles que estão doentes e incapazes para o trabalho ou atividade habitual. Diferentemente do BPC, é necessário ser contribuinte do INSS para usufruir deste benefício.
Ambos os auxílios podem ser solicitados por meio do aplicativo, site do Meu INSS ou telefone 135.
Para a solicitação, é necessário apresentar documentos pessoais e documentação médica, segundo informação divulgada pelo Governo. No caso do BPC, é preciso fornecer CPF e cadastro CadÚnico de todo o grupo familiar. A manutenção de dados atualizados é fundamental.
Novembro Azul
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é a segunda neoplasia maligna mais comum entre os homens no Brasil, e estima-se que até 2025, 70% dos diagnósticos ocorrerão nas regiões Sul e Sudeste.