“Nuvens” conta história sob o olhar de um criança de rua

Festival traz para onze salas da cidade curtas-metragens premiados nacional e internacionalmente e trabalhos de promissores realizadores

Aos 25 anos, Daniel Grinspum é um dos jovens cineastas que terá o prazer de ver seu curta projetado em dez das onze salas de cinema destinadas ao festival. Recém-formado em audiovisual, pela USP (Universidade de São Paulo), Grinspum foi motivado pela passividade encarada pelo brasileiro diante da realidade de crianças e jovens moradores de rua. “Antes de fazerem parte de um contexto social, elas são indivíduos”, explica.

O diretor buscou contar uma história através do olhar de uma criança para criar ares de identificação com o universo infantil comum com espectador. Ao mesmo tempo, pesquisou sobre a reação das pessoas diante da abordagem das crianças de rua. “Quis dar uma resposta a esse sentimento e provocar uma reflexão sobre essa atitude que todos nós estamos sujeitos a ter”, diz. O título faz alusão a uma conversa que a protagonista tem com seu amigo imaginário que diz a ela que, se quiser fazer uma nuvem desaparecer, basta fechar os olhos. “A nuvem, na verdade, é o grande mar de problemas sociais”, define.

Ao longo dos anos da faculdade Grispum também esteve envolvido com a pesquisa que vem sendo desenvolvida por Esther Hamburguer, antropóloga e professora de Comunicações e Artes da USP. O estudo busca desvendar como o universo da favela vem sendo coberto pela indústria cinematográfica, através de exibições na comunidade e conversas de como moradores encaram a realidade ali projetada.

Grispum ofereceu, junto com sua equipe, oficina sobre cinema a crianças de ONGs e escolas públicas de São Paulo. E foi, nelas, que nasceu o elenco de “Nuvens”. Filmado no ano de 2006, a película passou mais de três anos angariando dinheiro para pós-produção e, depois de um prêmio dado pela USP, ganha, agora, vez no cinema. Destaque para a menina Tainá, que aos onze anos interpretou a protagonista do filme, Luana.

Abaixo, os dias de projeção do filme “Nuvens”, de Daniel Grinspum

21/8- Centro Cultural da Juventude, às 18 horas;
22/8- Cinemateca- Sala BNDES, às 17 horas;
23/8- CineSesc, às 17 horas;
24/8- Museu da Imagem e do Som, às 16 horas;
25/8- Cineclube Grajaú, às 18 horas;
26/8- Museu da Imagem e do Som, às 16 horas e Cinemateca, sala BNDES, às 17 horas;
27/8- Cineclube Grajaú, às 10 horas;
28/8- Na FAAP, às 11 horas;