O metrô como você nunca viu
A função do metrô como meio de transporte, já é um conceito ultrapassado. Agora as estações também são galerias de arte. Veja aqui a programação para o mês de novembro.
Atualmente o metrô da cidade de São Paulo é ocupado por poetas, músicos, fotógrafos, que utilizam o espaço para espalhar arte. Saraus, espetáculos de teatro, aulas de dança, cinema, todas essas atividades estão no projeto “Encontros”, na estação Santa Cecília, logo depois da catraca.
________________
Veja também
Poesias invadem o metrô
_________________
O projeto “Linha da Cultura” possibilita que em cada linha, seja possível encontrar alguma manifestação artística. Confira aqui a programação do mês de novembro para estação Santa Cecília e o cada linha reserva para este mês.
Santa Cecília
No dia 10 de novembro, a estação recebe a exposição “Poptogramas”.
“Poptogramas” são os pictogramas pop. Por meio deles, Daniel Motta faz uma releitura divertida de grandes artistas da música brasileira e convida o público para um interessante quiz. A exposição começa no dia 10 de novembro e vai até 30.
3 de novembro
15h | Conc(s)erto de improviso |
O público é convidado a escolher um estilo musical e um tema para que as palhaças Coxines e Coxones criem composições espontâneas, com letra e música improvisadas no momento da apresentação.
4 de novembro
18h | ENCONTROS DE DANÇA | Dançaria Passos e Compassos | Samba e salsa
5 de novembro
18h “Projeto Som Jovem” Grupo Avont’z (MPB)
6 de novembro
18h às 19h, “Curta Encontros”.
Serão exibidos para o públicos dois filmes.
Documentário “Hiato”, de Vladimir Seixas. O filme conta a história de um grupo de manifestantes que em um grande shopping da zona sul da cidade.
“O Troco”, de André Rolim. Uma atendente de tele-marketing tenta convencer um casal a adquirir mais um produto de sua empresa
9 de novembro
18h Projeto Som Jovem recebe o Bloco Teodoro, grupo de MPB, para apresentação.
11 de novembro
Projeto Encontros de dança, às 18h, com Philip Miha, gênero Zouk e forró
13 de novembro
Projeto “Curta Encontros”, das 18h às 19h, serão projetados:
“A Família Palhaço” 7. O filme de Maurício Saldanha conta a história de uma família como qualquer outra, relacionando-se diferentemente.
“A Ilha”, de Alê Camargo. A Ilha conta a história de Edu, um rapaz que fica ilhado em uma grande metrópole.
“Viver a Vida”, de Tata Amaral. O filme conta o cotidiano do office boy Clemson, repleto de filas, esperas, trambiques, música e gente, no qual seu comportamento acaba por refletir a atitude da maioria dos brasileiros que sempre encontram saídas pela tangente.
17 de novembro
“Que navio é esse?”, leitura de trecho de livros sobre a cultura dos negros africanos, às 15 horas,
Em comemoração à semana do Dia da Consciência Negra, em novembro, a contadora de história Tecka Mattoso propõe a realização de uma seleção de histórias a partir de trechos de livros sobre a cultura dos negros africanos.
18 de novembro
Às 18h, o projeto “Encontros de Dança” recebe o Espaço Vila com aulas de bolero e “soltinho”.
19 de novembro
Projeto Som Jovem, às 18h, recebe o grupo “Dadivosas”.
20 de novembro
O projeto “Curta Encontros” apresenta dois filmes e uma animação.
“O Ano do Porco”, de Cláudia Calderon. Em um cortiço do bairro chinês de Havana a vida de seus habitantes se vincula, casualmente, através de uma reação em cadeia provocada por um engano de Chang, o entregador do restaurante “A rainha de Xangai”.
“Crônica de uma imagem musicada”, de Pedro Jorge. Charles é um escritor obcecado por cigarros, café e jazz. Sua vida se transforma quando descobre, em um antigo teatro um espetáculo de tango.
“4=1”, de Nelson Nascimento. Felipe acha uma moeda na rua e precisa decidir se a pega ou não.
23 de novembro
O “Projeto Som Jovem” recebe Fóssil grupo de jazz instrumental.
24 de novembro
Projeto Sarau do Metrô
Encontro literário com leitura de poemas, aberto ao público
O mês de novembro recebe Vagner Sampaio organizador do Sarau Poesia na Brasa.
Vagner Sampaio de Souza, poeta, percussionista, estudante de Ciências Sociais e educador social desde 2005, é um dos organizadores do Sarau Poesia na Brasa
25 de novembro
O projeto “Encontros de Dança” traz a Cia Dança Lu Mayumi para ensinar os passageiros do metrô o tango.
27 de novembro
O projeto “Curta Encontros” traz dois filmes das 18h às 19h.
“Boa Noite, Fátima”, de Caio Rubens. Quem é o responsável pela má qualidade dos programas exibidos na TV?
“No Fio do Podão”, de Tatiana Lohmann e Sérgio Roizenblit. A paisagem de grandes parcelas do interior paulista está em processo de transformação. Impulsionadas pelo interesse internacional no etanol, as plantações de cana-de-açúcar proliferam por toda parte. Em meio às plantações, distante de sua terra e de suas referências culturais, esse trabalhador volante subsiste em condições extremamente difíceis.
29 de novembro
Às 11hs, o projeto “Cinema Encontros” exibe o filme “Bodas de Papel”
Candeias é uma pequena cidade do interior de São Paulo, esvaziada para a construção de uma usina hidrelétrica. Ali vive Nina (Helena Ranaldi), que passou boa parte de sua infância na companhia do avô, dono do único hotel da cidade, não resiste à mudança para a capital e acaba morrendo. Anos depois, Nina lê no jornal que o governo desistiu do projeto da hidrelétrica. Candeias, então, ainda com ares de cidade fantasma, vai aos poucos readquirindo vida, com o retorno de alguns moradores, entre eles Nina, que decide reformar e administrar o hotel do avô e acaba vivendo uma história de amor com um arquiteto argentino (Darío Grandinetti).
Confira a programação por linhas
Linha1
Estação Tiradentes
“O Divino Espírito Santo e a Festa e a Festa do Divino”
(De 1º a 30 de novembro)
A exposição traz o pombo, considerado representante do Espírito Santo, mensageiro e portador de sete dons: Sabedoria, Entendimento, Ciência, Conselho, Fortaleza, Piedade e o Temor de Deus.
Estação Luz
“Vieira- Vida e Obra”
(de 10 a 30 de novembro)
O objetivo desta exposição é divulgar a vida e a obra do padre Antonio Vieira, um dos mais influentes e importantes autores da língua portuguesa.
Estação Liberdade
“Vitrine de Ikebana”
(1º a 30 de novembro)
Flor: pura suavidade, paz, frescor, simplicidade, nitidez do orvalho. A arte do Ikebana transporta para o arranjo a beleza da criação.
Estação São Bento
“Simbologias do Habitar”
(de 1º a 30 de novembro)
Local: Vitrine Sala Sustentável
A proposta da mostra refere-se à rediscussão conceitual da forma de habitar o mundo e o universo da casa, fazendo-nos refletir sobre as ocupações responsáveis: casas e prédios inteligentes e em comunhão com a natureza.
“10 Anos da Festa Cavalo Nóia: Uma Retrospectiva Popular
(de 10 a 30 de novembro)
Local: Vitrine de São Bento
“Cavalo Nóia” é uma festa popular tradicional da Vila Missionária, bairro da região sul de São Paulo. A mostra reúne trabalhos artístico-pedagógicos criados para a festa que acontece anualmente toda última sexta-feira do mês de novembro.
Estação Santa Cruz
Vitrine Lasar Segall
Pagu / Oswald / Segall e Lasar Segall Retrospectiva
(de 1º a 30 de novembro)
Veja na mostra a capa do catálogo da exposição Pagu/Oswald/Segall (foto de Gregori Warchavchik, 1943) e a reprodução da obra Navio de Emigrantes (1939/41),um óleo com areia sobre tela do artista Lasar Segall.
[Tab: Linha2]
Estação Chácara Klabin
“Peixes do Brasil”
(10 a 30 de novembro)
A exposição irá oferecer ao público um conhecimento sobre a nossa biodiversidade, por meio da visão de fotografias, refletindo e tomando conhecimento sobre as várias espécies de peixes existentes no Brasil.
Estação Paraíso
“QUILOMBOLAS – CULTURA DA RESISTÊNCIA”
(10 a 30 novembro)
Fotos do livro homônimo documentam as comunidades negras remanescentes de quilombos em 13 cidades do Estado de São Paulo.
Estação Trianon-Masp
Exposição “Metrô de Lá”
(10 a 30 de novembro)
Exposição de fotos do Metrô de Moscou que revelam, em diferentes ângulos, aspectos culturais, arquitetônicos, regionais e espaciais desse transporte.
“Akinori Nakatani– Uma expressão entre duas culturas”
(1 de novembro a 30)
Exposição que faz uma breve retrospectiva das obras desse artista, em busca da materialização cognitiva entre a cerâmica e a essência da vida.
“São Paulo de Borghese”
(1º a 30 de novembro)
Obras do pintor Innocêncio Borghese (1897- 1985) de estilo clássico, registrou a paisagem e o dia a dia do povo de São Paulo onde viveu e trabalhou. Como mestre, destacou-se na formação de várias gerações de artistas.
Estação Clínicas
“Retratos da Esperança”
(de 10 a 30 de novembro)
Exposição que aborda a esperança, mostra as fotografias vencedoras do 2º concurso realizado pelas associações de apoio ao paciente, tendo como objetivo conscientizar e divulgar, por meio da arte, as doenças onco-hematológicas(linfoma, leucemia, mieloma múltiplo e mielodisplasia) e a talassemia.
Exposição Pop Brasil
(10 a 30 de novembro)
Abusando de cores fortes e brilhantes, Rodrigo Lima retrata temas popularizados pela publicidade, referências que fazem parte do inconsciente popular dos brasileiros.
Estação Vila Madalena
“Rito: Um Reencontro com a Nossa Identidade”
(10 a 30 de Novembro)
As obras são “esculturas” bidimensionais inspiradas nas geometrias africanas e indígenas. Sua base primordial é a terra. O artista, em sua pesquisa, baseou-se nos rituais, signos e símbolos dessas culturas.
Linha3
Estação República
“História do Brasil em Quadrinhos: Proclamação da República”
(10.11.2009 a 30.11.2009)
A exposição revela a pesquisa cultural feita para a elaboração de uma HQ (história em quadrinhos) e ainda conta a história da Proclamação da República de maneira irreverente.
Estação Sé
“Noites nas Montanhas”
(10 a 30 de Novembro)
Para pintar esta série, o artista inspirou-se em recordações da infância e de sua terra natal. Um mundo todo seu; composto de montanhas, de céu, de cruz, de torre, de Deus. Para ele, uma terra sagrada.
Estação Corinthians-Itaquera
“Grafites Urbanos”
(10 a 30 de novembro)
Constituída de imagens realizadas por alunos do curso de Artes Visuais da UniCastelo, a exposição refere-se a diferentes experiências e modos de vida da cidade de São Paulo, por meio da linguagem do grafite sobre papel.
Linha5
Estação Capão Redondo
“Taiwan Sublime”
(10 a 30 de novembro)
Imagens de renomados fotógrafos taiwaneses mostram, sob diferentes perspectivas, as belezas naturais e culturais da ilha de Taiwan.
Mostras Fixas
“A Cidade e seus Bairros”
Estação Alto do Ipiranga
“Ipiranga: O Bairro do Grito!”
(1º a 30 de novembro)
Exposição que resgata, em parte, a história do bairro do Ipiranga, a partir das trilhas dos índios – hoje Caminho do Mar, até a transformação do bairro nos anos 60.
Estação Largo Treze
“Santo Amaro”
(1º a 30 de novembro)
Exposição que resgata parte da história desse bairro em seis tópicos: As Origens, Quem Fez e Faz Parte da Região, A Cidade que Vira Bairro, Viver em Santo Amaro, Ir e Vir de Santo Amaro e ao Longo do Século XX.
Estações: São Judas| Ana Rosa | República | Tatuapé| Largo Treze
“Tambor Arte”
(10 a 30 de novembro)
Jovens artistas paulistanos grafitaram 50 tambores, inspirados no tema Better City, Better Life (Cidade Melhor, Vida Melhor).