Últimos dias para ver exposição de Brecheret
Pai de um dos monumentos mais significativos da cidade de São Paulo, o “Monumento às Bandeiras”, Victor Brecheret ganha exposição na cidade
Até dia 10, na Caixa Cultural fica em cartaz “A Arte Indígena de Victor Brecheret”. Com curadoria de Maria Aparecida Brecheret, a exposição traz obras inspiradas nos antepassados indígenas e no primitivismo milenar.
Para a mostra foram selecionadas 24 esculturas e 23 desenhos, inspirados na cultura indígena, brasilianista e marajoara, oriunda da Ilha do Marajó, no Pará. Inspirado nos antepassados e no primitivismo milenar, o artista criou grafismos que lembram escritas antigas.
A terracota é um dos materiais que o artista usava para entalhar lendas e mitos indígenas, como as obras “Drama Marajoara”, “Filha da Terra Roxa” e “Índio e a Suaçuapara”, ganhador do prêmio de melhor escultura nacional na 1ª Bienal de Arte de São Paulo, em 1951. Além da terracota e da madeira, ele esculpia em pedras.
- 8 passeios imperdíveis em Santos para fazer em família
- 4 sintomas iniciais de demência para se atentar o quanto antes
- As 5 frutas mais saudáveis do mundo: veja tudo o que você precisa saber sobre elas
- Conheça 5 praias paradisíacas no nordeste brasileiro
Encontrou três pedras enormes que foram arrastadas pela maré até a praia, e nelas entalhou a história de uma índia e um peixe. Nesta obra, o autor se aproxima do primitivismo e marca o instante em que a escultura deixa de ser baixo relevo e se transforma em gravura.
Para saber mais sobre o artista acesse