O mundo contado pelos judeus

13º Festival de Cinema Judaico traz documentário sobre o quadrinista Will Eisner e temas contemporâneos, além de séries de TV para o público teen

04/08/2009 09:37 / Atualizado em 14/03/2013 14:07

Continua nesta quarta-feira, 5, a 13ª edição do Festival de Cinema Judaico.  A abertura do evento foi ontem, 2,  com a pré-estreia para convidados do filme “Tempos de Paz”, de Daniel Filho, na Associação Brasileira “A Hebraica”.

O 13º Festival receberá o diretor de “Promessa Rompida”, o tcheco Jiri Chlumsky, filme ganhador de prêmio no festival judaico de Los Angeles em 2008, e a atriz e diretora, Ronit Elkabetz, ganhadora do prêmio de melhor atriz do filme, também dirigido por ela, “Shivá- Sete Dias”.

Criado em 1996, pela Hebraica, o festival já projetou mais de 450 filmes que retratam de maneira densa ou apenas como pano de fundo a questão do judaísmo. Esse, materializado através da cultura, educação, e do olhar religioso.

Nesta edição, a organização do evento criou um concurso de curtas-metragens cujo tema é a maioridade religiosa. O filme vencedor será conhecido no domingo, no Teatro Arthur Rubinstein, na Hebraica.
Dentro da programação de curta-metragem está “Terra dos Brinquedos”, ganhador do Oscar, em 2009. Cinco salas de São Paulo estarão com filmes divididos em ficção, documentário, curta-metragem e Bar-Miztvá (filmes que retratam a passagem da juventude à fase adulta). A exibição é gratuita em duas salas. Os ingressos para as sessões pagas custam R$ 4, estudante.

Série judaica

Esse ano, o festival incluiu na programação mais uma categoria; Série de TV. “Trabalho de Árabe”, é uma série de grande sucesso nacional que retrata o cotidiano de uma família árabe recém-mudada para Israel, que tem problemas para se adaptar ao costume do país.

O que ver?

“Acne”, de Federico Veiroj- O filme aborda o tema da puberdade, mas de forma não muito convencional. Aos 13 anos, Rafael já fez sexo com prostitutas e com a empregada da família, mas nunca beijou uma garota. Esse se torna o seu grande objetivo. Mas a acne toma conta do rosto de Rafael e atrapalha os seus planos. Em 2008, o filme ganhou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Festival de Goya, na Espanha.
Sexta-feira, 7 às 14hs e 21hs, no Cinemark Pátio Higenópolis
Sábado, 8 às 16h30, no Teatro Arthur Rubinstein, na Hebraica

“Terra dos Brinquedos”, de Jochen Alexander Freydank- A história se passa durante o Holocausto, onde uma mãe alemã, histérica, procura o filho pelas ruas. Embora não seja judia, receia que o filho tenha seguido os vizinhos judeus, os Silberstein, em sua viagem de trem para a “Terra dos Brinquedos”.
Sábado, 8, às 20h30, no Teatro Anne Frank, na Hebraica

“Will Eisner: um Retrato de um Artista Sequencial”, de Andrew D. Cooke-  Documentário sobre o lendário criador do Spirit traz depoimentos de Jules Feiffer, Neil Gaiman, Stan Lee, Frank Miller, Art Spiegelman, Michael Chabon, Kurt Vonnegut Jr. e o próprio Eisner, falecido em 2005. Eisner criou romances gráficos como Nova York, a Grande Cidade (1986), O Edifício (1987) e Pessoas Invisíveis (1993).
Quarta-feira, 5, às 13hs, no teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional e Sexta-feira, 7, às 20h30, no teatro Anne Frank, na Hebraica

“A Onda”, de Dennis Gansel.O filme se baseia num fato real ocorrido numa escola de ensino médio da Califórnia em 1967, a história foi transposta para a Alemanha de hoje e é uma advertência sobre as raízes do fascismo.
Sexta-feira, 7, às 20h30, no teatro Arthur Rubinstein e Sábado, 8, 16h30, no CineSesc

“Difamação”, de Yoav Shamir. Ganhou o prêmio especial do júri, no Festival de Cinema de Tribeca e o prêmio do júri popular no Documenta, de Madri. O documentário aborda o antissemitismo no mundo de hoje. Baseado nas informações da Liga Antidifamação de Nova York, Shamir vai parar em Crown Heights, Brooklyn, onde ele entrevista jovens negros, acompanha estudantes na Marcha da Vida, na Polônia, e realiza um ensaio subjetivo sobre o antissemitismo contemporâneo.
Terça-feira,4, às 20h30, no teatro Anne Frank e Quinta-feira, 6 , 16h30, no CineSesc

Para programação completa acesse:

www.fcjsp.com.br