O que os refugiados levam consigo

Por: Catraca Livre

O mundo passa hoje pela maior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial. Centenas de milhares de pessoas saem do Oriente Médio e Norte da África em busca de uma vida melhor na Europa, longe das guerras e ameaças de seus países de origem.

E o caminho não é nada fácil. Esses refugiados tem que atravessar longas distâncias a pé e, por isso, levam muita pouca coisa consigo, somente para atender suas necessidades básicas: algumas roupas, remédios e um celular – que tem se tornado um grande aliado nessa jornada.

O International Rescue Comittee e o fotógrafo Tyler Jump olharam as bagagens de refugiados da Síria e Afeganistão, que cruzaram o Mar Egeu até a ilha de Lesbos, na Grécia. “Poucos chegam a seus destinos com pouco mais do que o necessário” contou Jump em seu Medium. “Seus pertences contam histórias sobre seus passados e suas esperanças para o futuro.”

Omran, 6, Damasco, Síria

 

Omran estava com a família a caminho da Alemanha para morar com parentes. Como seus pais sabiam que eles iriam caminhar por florestas, eles levavam curativos para eventuais cortes e machucados.

 

Uma calça, uma camiseta
Uma seringa para emergências
Marshmallows e Doce de Nata (os preferidos de Omran)
Sabonete, pasta e escova de dentes
Curativos.

Aboessa, 20, Damasco, Síria

 

Quando a batalha começou em Yarmouk (um campo de refugiados palestinos na Síria) Aboessa conseguiu escapar com seu marido e sua filha de 10 meses. Depois de atravessarem a fronteira da Turquia, ele passaram uma semana indo de acampamento em acampamento até entrar em um bote a caminho da Europa. A polícia turca que patrulhava a costa os parou e tirou o motor do bote para forçar os refugiados a voltarem, mas eles seguiram em frente com remos improvisados.

 

Um chapéu eu um par de meias para o bebe
Medicamentos diversos, uma garrafa de água limpa e uma pote com comida de bebê
Alguns guardanapos para as trocas de fraldas.
Analgésicos, protetor solar, pomada para queimaduras e pasta de dente
Documentos, incluindo a carteira de vacinação do bebê
Carteira (com dinheiro)
Carregador de celular
Uma faixa amarela para cabeça do bebê

Iqbal, 17, Konduz, Afeganistão

 

Iqbal viajou milhares de quilômetros para escapar da província de Konduz no Afeganistão, indo até o Irã e depois, a pé, para a Turquia. Agora, em Lesbos, ele ainda não sabe o que vai acontecer. Ele mantem contato com um amigo que conseguiu chegar a Alemanha. Ele tem um irmão estudando na Flórida.

Uma calça, uma camiseta, um par de sapatos e um par de meias
Xampu e gel para cabelo, pasta e escova de dentes, creme para branquear o rosto.
Pente e cortador de unhas
Curativos
100 dólares americanos
130 liras turcas
Smartphone e um celular reserva
Chips de celular para o Afeganistão, Irã e Turquia

Veja a matéria completa em Addictable.