O que se sabe sobre o desaparecimento das brasileiras nos EUA
De acordo com familiares, Letícia Maia Alvarenga e Desirrê Freitas estão sendo mantidas em cárcere privado
O desaparecimento da jovem Letícia Maia Alvarenga, de 21 anos, foi para outro capítulo na última terça-feira, 18, quando ela apareceu em vídeo dizendo que tinha conseguido escapar de um cativeiro e chegou até citar a modelo Yasmin Brunet.
Letícia é dada como desaparecida desde agosto, quando a família registrou um boletim de ocorrência informando o sumiço da jovem que nasceu em Minas Gerais. Apenas na última terça-feira, 18, que eles tiveram alguma notícia dela.
No vídeo, Letícia surge bem abatida, com olheiras e falas desconexas. Ela diz que fugiu de um cativeiro, porém que uma amiga, Desirrê Freitas, também dada como desaparecida, continua sob o poder de sequestradores.
- O Urso e Oppenheimer inspiram roteiros de viagem pelos EUA
- Tudo o que você precisa saber antes de ver ‘Meninas Malvadas’ nos cinemas
- SP 470: 47 curiosidades sobre São Paulo que talvez você não sabia
- 10 filmes cheios de reviravoltas para aproveitar o frio embaixo das cobertas
“Gente, eu quero a ajuda de vocês. Eu estou tentando falar e vocês não estão acreditando. Por favor, a Desirrê está em perigo. A Yasmin Brunet ainda está com ela lá, eu consegui sair do cativeiro, mas a Desirrê continua lá. Eu vou tentar salvar, eu vou tentar arriscar a minha vida por ela”, diz.
O reaparecimento de Letícia, no entanto, está longe de solucionar o caso. De acordo com a família da jovem, ela está sendo mantida em cárcere privado nos Estados Unidos por uma influenciadora brasileira, chamada Kat Torres.
Quem é Letícia Alvarenga?
A família diz que Letícia é uma jovem carinhosa, esperta e que possui dons artísticos. Ela foi foi se distanciando aos poucos dos familiares por influência de Kat Torres.
Os próprios parentes admitem que Letícia sempre teve o sonho de ir para os Estados Unidos, e conseguiu realizá-lo aos 16 anos, quando foi ao país para uma viagem à Disney.
Em 2019, ela retornou aos EUA para um programa de intercâmbio. Em depoimento ao jornal O Globo, os pais afirmaram que Letícia, no começo, seguiu sendo a jovem carinhosa de sempre, porém que aos poucos foi mudando.
“No início quando se instalou nos Estados Unidos ligava com frequência e relatava que estava gostando desta nova etapa de sua vida. Tempos depois, descobrimos que ela fazia consultas com uma mulher que se diz coach, chamada Kat Torres, que segundo ela é escritora, hipnoterapeuta, empresária e bruxa, possui um site de consultas on-line, onde promete realizar cura de doenças, ajudar meninas a ficarem ricas e conseguirem se casarem com homens americanos bem-sucedidos e milionários. Um site de milagres”, disseram.
Quem é Kat Torres?
Nascida em Belém-PA, Katiuscia Torres Soares é uma ex-modelo de 29 anos que se autodenomina como Life Coach com mais de mil clientes por todo o mundo, além de atriz, escritora e comediante.
A influenciadora alega ser uma desenvolvedora de programas para evolução espiritual, profissional e amorosa, com planos que vão de R$ 73 (mensal) a R$ 700 (anual).
Como começou a relação entre elas?
A família de Letícia garante que a jovem mudou completamente depois de conhecer Kat Torres. Aos poucos, foi deixando de manter contato com a família. Pouco depois, descobriram que ela enviava todos os seus ganhos financeiros à influenciadora.
A devoção de Letícia fez com que ela se aproximasse de Kat. A influenciadora chegou a postar vídeos ao lado da jovem, afirmando que ela era sua assistente.
Ainda de acordo com relato dos pais ao Globo, Kat passou a se apossar até do dinheiro que a família enviava a Letícia para ajudar a jovem a se manter nos EUA.
O desaparecimento
O distanciamento de Letícia da família aumentava na mesma medida que sua proximidade de Kat. Até que, em abril, os pais foram surpreendidos com a notícia de que a filha voltaria à cidade natal.
No dia 28, eles a encontraram na rodoviária, porém se surpreenderam com o comportamento distante da jovem. Ela disse apenas que estava de passagem pela região, porque precisava de documentos que estavam na casa da família.
A filha, inclusive, recusou dormir na casa dos pais, que, depois de deixarem-na em um hotel, não tiveram mais notícias de Letícia.
Quatro meses depois, o boletim de ocorrência foi registrado, e eles foram informados pela polícia de que o último registro da garota tinha sido em um voo rumo a Houston, nos EUA, em 14 de maio.
Os pais de Letícia garantiram que tem diversas provas de que Letícia estava com Kat Torres e de que a influenciadora possuía uma seita para aliciar jovens.
Depois do registro do B.O., eles começaram a receber mensagens, supostamente enviadas pela filha, pedindo para que parassem de procurá-la.
Kat chegou a postar um vídeo em que Letícia diz ter sido abusada sexualmente pelo pai aos 15 anos, informação que o homem e familiares desmentiram.
Quem é Desirrê?
Citada por Letícia, Desirrê Freitas também está desaparecida e não mantém contato com familiares desde 19 de setembro. Ela seria outra jovem que estaria aliciada por Kat para sua seita.
De acordo com informações do Globo, Desirrê cursou Jornalismo no Canadá, morou na Alemanha com o então marido, mas foi convencida por Kat a abandoná-lo para juntar-se à seita nos Estados Unidos.
Um site em busca de informações sobre a jovem foi criado por amigos. Imediatamente depois, um antigo perfil de Desirrê em uma rede social foi reativado e começou a publicar mensagens dizendo que estava “tudo bem”.
O Ministério das Relações Exteriores informou que está ciente dos casos e está em “contato estreito com as autoridades policiais norte-americanas responsáveis pela investigação”. A Polícia Civil também informou que os pais de Letícia estão sendo ouvidos e que mais informações serão repassadas em momento oportuno para não atrapalhar a investigação.