O vídeo íntimo de José Loreto é a prova que falhamos em empatia
Escrito por Marcela De Mingo no Superela
A gente fala tanto aqui sobre os vídeos e fotos íntimas de atrizes que vazam pela internet, que é quase uma surpresa perceber que os homens também podem ser vítimas disso. José Loreto, infelizmente, foi o caso mais recente.
Não vale a pena a gente explicar aqui o que aconteceu. Apenas para gerar o entendimento necessário, vamos dizer que um vídeo íntimo antigo do ator foi distribuído on-line sem consentimento e que José Loreto já acionou os seus advogados para lidarem com o caso, afinal de contas, no Brasil esse tipo de ato é considerado crime pela Lei Carolina Dieckmann.
Ao invés de falar sobre isso, vamos ter uma outra conversa, sobre empatia. Comecei o dia sem saber exatamente o que aconteceu com o ator José Loreto até me explicarem e, curiosamente, não senti vontade nenhuma de ir atrás do vídeo para assistir do que se tratava. Ao contrário, porém, milhares de pessoas não só viram, como comentaram e compartilharam o tal vídeo internet afora.
- O que é preciso saber ao receber o diagnóstico de um filho autista?
- Quem é Karen Bachini e por que está sendo cancelada?
- A merda que pode dar na democracia se Bolsonaro for reeleito
- Atores LGBT+ estão sendo mais aceitos em papéis de galãs e protagonistas?
É isso que mais me preocupa. A internet é um lugar maravilhoso que acabou com barreiras e deixou todo mundo mais próximo. Ao mesmo tempo, dessensibilizou 90% dos seus usuários. As pessoas se esqueceram de que do outro lado da tela existem outras pessoas e começaram a falar o que pensam e a compartilhar o que veem sem pensar exatamente nas consequências.
José Loreto, com certeza, ouviu e leu todo tipo de coisa a seu respeito nas últimas 24 horas por causa do que aconteceu. Ele viu toda a sua intimidade exposta, o seu corpo analisado nos mínimos detalhes e comentários maldosos (ou os ditos “elogios”) dominarem as redes sociais. Não é diferente com uma mulher, claro. Ela passa pelas mesmas coisas que o ator passou. A única diferença é que as mulheres estão muito mais sujeitas a esse tipo de coisa (lembra do revenge porn?) do que os homens.
Mas a sensação de humilhação existe para os dois lados. A vergonha também, e os olhares julgadores, idem. Eles estarão lá, esperando para trazer o assunto à tona em algum momento ou fazendo questão de lembrar do episódio.
Entra aí a relação do vídeo íntimo de José Loreto e da empatia
Um assunto que está bombando merece ser compartilhado nas redes sociais. Merece ser comentado. Merece ser divulgado. Não existem dúvidas quanto a isso. Porém, precisamos fazer a pergunta: o quanto vale a pena expor outra pessoa na internet pelo bem dos comentários, dos likes e da polêmica?
Continue lendo: O vídeo íntimo de José Loreto é a prova que falhamos em empatia
- Veja também: