OAB critica ex-advogado da mulher que acusou Neymar de estupro

"É dever ético do advogado resguardar o sigilo e as comunicações feitas pelo cliente, que são absolutamente confidenciais", afirmou a OAB-SP

Por: Redação Comunicar erro

A Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP) critica a conduta do ex-advogado da mulher que acusou Neymar de estupro.

A entidade divulgou uma nota, após  José Edgard da Cunha Bueno Filho ter declarado ao Jornal Nacional, na TV Globo que sua ex-cliente faltou com a verdade ao afirmar que foi estuprada.

LEIA TAMBÉM: A primeira declaração de Bolsonaro sobre o caso Neymar

Crédito: Reprodução/InstagramNeymar é acusado de estupro e caso gera polêmica

A repercussão foi tão ruim que, nesta terça-feira, 4, a OAB-SP divulgou nota frisando os deveres dos advogados. “É dever ético do advogado resguardar o sigilo e as comunicações feitas pelo cliente, que são absolutamente confidenciais, ressalvada a hipótese de grave ameaça à honra, entre outras”, diz a nota.

O documento não cita diretamente Bueno Filho, nem o caso do suposto estupro. Porém é veiculada no dia seguinte após as declarações terem repercussão nacional.

O texto dá a entender que Bueno Filho responderá a processo ético. “Todas as infrações disciplinares são apuradas pelo Tribunal de Ética e Disciplina e tramitam em absoluto sigilo”. Mas por conta do sigilo, a entidade não confirmou a abertura de investigação.

Mas, além da crítica, a nota ressalvou diretos do advogado. Ele tem “absoluta independência para rescindir contratos quando entender haver quebra de confiança”.

Bueno Filho disse a moça afirmou ter sido agredida pelo jogador, mas que a relação sexual foi consentida.

1
04:12
Entenda a maior treta de Bolsonaro com o PSL
O líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir (PSL-GO), afirmou, nesta quinta-feira, 17, que vai “implodir o presidente”Jair Bolsonaro. A …
2
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
3
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …
4
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
5
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
6
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
7
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
8
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …