OMS: más condições ambientais causam 12,6 milhões de mortes por ano

Com informações do El País

31/03/2016 17:35

Os impactos das más condições ambientais do planeta podem ser ainda mais graves do que se imagina. Um relatório da Organização Mundial de Saíde (OMS) apontou que 12,6 milhões, ou 23%, das mortes no mundo anualmente ocorrem em decorrência de “viver ou trabalhar em ambientes pouco saudáveis”. Os dados são de 2012 e foram publicados no estudo “A prevenção de doenças por meio de ambientes saudáveis”.

Fatores de risco, como a poluição do ar, água e solo, exposição a produtos químicos, mudança climática e radiação ultravioleta, contribuem para mais de 100 doenças ou traumatismos. Porém, a OMS ressalta que as mortes causadas por doenças infecciosas, como diarreia e malária, que estavam vinculadas à má qualidade da água e do saneamento, diminuíram na última década.

As mudanças climáticas têm causado cada vez mais doenças no mundo
As mudanças climáticas têm causado cada vez mais doenças no mundo

As crianças e os idosos são os mais afetados com a má qualidade do meio ambiente. Segundo o relatório, poderiam ser evitadas 1,7 milhão de mortes de menores de cinco anos e 4,9 milhões de adultos entre 50 e 75 anos se a gestão for melhorada.

O Sudeste Asiático é o mais atingido, com 3,8 milhões de mortes anuais. Logo em seguida estão Pacífico Ocidental, que registra 3,5 milhões de mortes, e África, com 2,2 milhões. Os Estados Unidos ocupam a última posição do ranking (847 mil).