ONG convoca beijaço gráfico contra o prefeito do Rio
Você também pode participar. Publique sua imagem com a hashtag #BeijaçoContraACensura
A tentativa de censura do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, a HQ “Vingadores: A Cruzada das Crianças”, do ilustrador britânico Jim Cheung, por conta de um beijo entre dois personagens masculinos, durante a Bienal do Livro ainda repercute nas redes sociais.
E se depender do braço brasileiro do movimento global All Out Brasil, Crivella ainda vai enfrentar alguns protestos.
A ONG que defende os direitos LGBT+ convocou um beijaço no mesmo campo onde a tentativa de veto aconteceu –nas artes gráficas.
A organização criou, em parceria com a agência Africa, a hashtag #BeijaçoContraACensura e propôs que artistas de todo o mundo respondessem à censura ao beijo com …. mais beijos!
Nenhum beijo, dado com consentimento, é impróprio. Não existe “beijo gay”, existe beijo. Existe afeto, amor, respeito. Por Sophia Andreazza #CensuraNuncaMais #beijopróprio #beijaçocontraacensura #CensuraNão pic.twitter.com/iUTT37WdVb
— Mina de HQ (@minadehq) September 7, 2019
Assim, quadrinistas e artistas de todo planeta conceberam imagens de pessoas do mesmo sexo se beijando utilizando a hashtag #BeijaçoContraACensura.
Nadia Khuzina, João Montanaro, Ivan Costa, Camilo Solano e Speto são alguns dos nomes que já aderiram ao movimento. A All Out pretende ainda construir uma plataforma open source para divulgação das imagens publicadas com a hashtag.
“Não é surpresa que políticos utilizem as pessoas LGBT+ para desviar a atenção da população. Ainda assim, atitudes como a do prefeito do Rio reforçam preconceitos e alimentam o ódio em um país com altíssimos índices de violência contra pessoas LGBT+. Por outro lado, é inspirador ver que esse tipo de postura retrógrada já não passa despercebido e sem resistência”, afirma Leandro Ramos, diretor da All Out Brasil.
Você também pode participar. Publique sua imagem com a hashtag #BeijaçoContraACensura.