ONG promove questionário global que revela impactos das mudanças climáticas nas grandes cidades

O objetivo do CDP Cities é que a cidade saiba por que e como lidar com as mudanças climáticas em benefício próprio

Os efeitos do aquecimento global já podem ser percebidos no derretimento de calotas polares e na elevação do nível de água dos oceanos, mas o que representa, de fato, o aumento da temperatura para as grandes cidades? Responder essa questão é o objetivo da ONG britânica CDP (Carbon Disclosure Project).

O derretimento das calotas polares é um efeito do aquecimento global na natureza, mas há outras consequências para os centros urbanos

A organização convida anualmente várias cidades ao redor do mundo para responderem um questionário sobre os impactos do clima em seus recursos naturais, como a água, o solo e a vegetação. No Brasil, participam da edição atual do projeto, chamado de CDP Cities, Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP), mas qualquer município pode se inscrever.

Segundo a ONG, a intenção é que as cidades “divulguem publicamente os seus dados de emissões de GEE (Gases do Efeito Estufa), análises de riscos das alterações climáticas, oportunidades e planos de adaptação”. Esses dados contém informações valiosas sobre as estratégias implementadas em relação às mudanças climáticas, ajudando os próprios municípios no direcionamento de ações e investimentos em uma economia de baixo carbono (com menor impacto sobre o meio ambiente).

Os dados do CDP Cities de 2012, por exemplo, revelaram que 82% das cidades participantes identificaram que o combate e as adaptações provocadas pelas mudanças climáticas aumentaram o potencial de crescimento econômico local. Em mais da metade das cidades que responderam ao questionário surgiram oportunidades na criação de empregos verdes e em novas iniciativas de negócios.

Por Redação