ONGs e projetos LGBTs para você ajudar (e conhecer) em sua cidade

Confira iniciativas do norte ao sul do país que lutam incansavelmente contra a homofobia e a transfobia

Por: Redação | Comunicar erro
Mães Pela Diversidade na Parada LGBT de São Paulo em 2016

Nesta quarta-feira, 17 de maio, data em que se celebra o Dia Internacional Contra a Homofobia, o Catraca Livre reuniu iniciativas de nove cidades brasileiras cujo intuito é conscientizar e batalhar pelos direitos LGBT no país.

De cursos e oficinas a espaços de acolhimento, conheça (e ajude!) ONGs e instituições que, dia após dia, lutam por seus direitos e pela igualdade:

Belo Horizonte (MG)

Alunas e alunos do curso de espanhol da TransVest

Projeto artístico-pedagógico que objetiva combater a transfobia e incluir travestis, transexuais e transgêneros na sociedade. Conta com um espaço educativo em que ocorrem gratuitamente palestras sobre as culturas LGBT, oficinas artísticas, cursinho pré-vestibular, curso de Libras e curso de línguas para a população trans da capital mineira.

Brasília (DF)

A criação de um Centro Cultural LGBT em Brasília é um projeto do Instituto Cultura Arte Memória LGBT, com previsão de inauguração em setembro de 2017.

Já pensou como seria se a população LGBT brasileira pudesse contar com um centro que valorizasse sua cultura, arte e iniciativas? Faça sua colaboração clicando aqui.

Curitiba (PR)

Grupo também é atuante no cenário nacional

Fundado em 1992, o Grupo Dignidade é pioneiro no estado do Paraná na área da promoção da cidadania LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais).

As principais áreas da atuação são a defesa e a promoção dos direitos humanos dos LGBT, bem como a promoção de sua saúde, com ênfase na prevenção da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Florianópolis (SC)

ONG que atua desde 1993 no sentido da garantia de direitos, da promoção de saúde e da discussão no campo dos direitos humanos e das políticas LGBT.

Faz atendimento gratuito a pessoas vítimas de violência e familiares, e promove atividades como roda de conversa com familiares de pessoas LGBT e oficina de quadrinhos e fanzine.

Porto Alegre (RS)

ONG fundada em Porto Alegre em 1991. Atua nas áreas de intervenção comportamental, cultura, informação, educação e comunicação, tendo como objetivo lutar pelos direitos civis, políticos e sociais da população LGBT.

Fundada em 1999, a ONG atua dentro do Presídio Central de Porto Alegre (PCPA) junto às travestis em cumprimento de pena em regime fechado.

Como medida protetiva às travestis, a ONG também ajudou a criar a “Terceira do H”, uma ala no presídio destinada exclusivamente às travestis. O presídio passou a contar com a colaboração de uma equipe técnica interdisciplinar composta por profissionais de psicologia, serviço social, direito, educação e saúde.

Grupo atua desde 2001 realizando ações transdisciplinares, tendo como base os direitos humanos, com ênfase em direitos sexuais e direitos reprodutivos, a partir da articulação das áreas de educação, saúde, comunicação e arte. Fundado por militantes advindos das áreas de luta contra a Aids e do movimento LGBT.

Recife (PE)

Instituto promoveu o debate “O que querem os homens Trans?”

O Instituto Boa Vista é uma ONG que criou uma rede solidária de cultura em Pernambuco. Sua principal estratégia é promover a criação de cursos de aprendizagem e capacitação na área de artes plásticas, artes cênicas, dança, música e esportes, além de uma feira cultural de moda, arte e gastronomia no bairro da Boa Vista, no centro do Recife.

Surgiu com o Clube Metrópole como expressão de um compromisso social diante da necessidade de fornecer à comunidade LGBT um amplo apoio e orientação às dificuldades encontradas no âmbito social, familiar e profissional, em razão da orientação sexual do indivíduo.

Rio de Janeiro (RJ)

Endereço também oferece aulas de costura, libras e ioga

Espaço de acolhimento para pessoas LGBT em situação de vulnerabilidade social. Abriga projetos como FotografaNem (curso de fotografia) e PreparaNem (cursinho pré-Enem).

ONG referência no combate à discriminação e na promoção de valores de respeito à diversidade humana. Grupo tem como missão promover qualidade de vida, direitos humanos e cidadania ao público de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

Salvador (BA)

Fundada em 1980, é uma associação de defesa dos direitos humanos dos homossexuais no Brasil. O Grupo Gay da Bahia (GGB) é uma entidade guarda-chuva que oferece espaço para outras entidades da sociedade civil que trabalham em áreas similares especialmente no combate a homofobia e prevenção do HIV e aids entre a comunidade e a população geral.

São Paulo (SP)

Aberto no dia 25 de janeiro, dia do aniversário de São Paulo, a Casa é uma república de acolhimento de LGBTs expulsos de casa.

É também um centro cultural composto de salão de exposição, sala de cursos, palestras e workshops e uma biblioteca aberta ao público.

A associação promove atualmente a “Parada do Orgulho LGBT” de São Paulo, bem como outros eventos políticos que acontecem durante o ano ou mesmo próximo à Parada.

Nacional

Mães Pela Diversidade na Parada LGBT de São Paulo em 2016

Atuante em 17 Estados, é um coletivo composto por mães e pais de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Foi fundado em Pernambuco em 2016.

O movimento atua em todo o país fazendo atendimento on-line, por telefone e presencial com pessoas LGBT. Conta com uma equipe voluntária de psicólogos, analistas que atuam na área comportamental e advogados.

Fundada em 1995, a associação criou uma rede nacional para levar as reivindicações LGBT até o governo federal e à sociedade como um todo.

O site da associação, aliás, tem uma lista bem bacana de associações, grupos e entidades LGBT por todo o Brasil, incluindo cidades menores como Joinville (SC), Ribeirão Preto (SP) e Itaúna (MG). Confira a lista completa aqui.

Compartilhe:

1 / 8
1
05:53
Síndrome de Bolsonaro explica embate com o vice-presidente
A batalha contra o vice Hamilton Mourão virou uma bomba para Jair Bolsonaro. Acabou em um desastrado vídeo postado no …
2
20:44
São Paulo, capital da Cultura | Entrevista por Catraca Livre
Atuando como Secretário Municipal de Cultura em São Paulo desde janeiro desse ano, Alê Youssef ainda está no começo da …
3
07:26
STF e o limite da liberdade de expressão
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anunciou em março a abertura de um inquérito para investigar casos …
4
01:03
Ex-presidente do Peru tenta suicídio após receber ordem de prisão
O ex-presidente do Peru Alan García morreu nesta quarta-feira,17, após atirar contra si mesmo em uma tentativa de suicídio em …
5
04:45
Famosos fazem desabafo sobre depressão
Recentemente, o humorista Whindersson Nunes publicou uma série de posts em sua rede social desabafando sobre um sentimento profundo de …
6
01:32
Quem disse que não dá para surfar na cidade?
A Surf House Brasil é o lugar perfeito para você quer aprender a surfar ou ficou com saudade de pegar …
7
01:45
Catedral de Notre Dame: 8 séculos de história queimam em Paris
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris. O local é um dos pontos turísticos …
8
02:29
Vídeo analisa a maior irresponsabilidade na vida de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro mandou desativar os radares de rodovias federais. Será que é uma boa ideia? A Folha de São …