“Oralidades e seus Fazeres” no Sesc Pinheiros

Dia 15 de junho, às 20h, acontece no Sesc Pinheiros “Oralidades e seus Fazeres”, com entrada Catraca Livre.

Oralidades e seus Fazeres
Oralidades e seus Fazeres

Mesa redonda que tem como proposta apresentar experiências e projetos desenvolvidos fora do ambiente estritamente acadêmico.

Também seão abordadas questões referentes à valorização da oralidade e dos saberes populares nas ações do programa Cultura Viva (Ministério da Cultura), além de considerações sobre as relações entre a academia e as comunidades tradicionais (a experiência do Quilombo do Cafundó – Salto de Pirapora/SP).

Com José Guilherme Maia Lopes, estudante de História – USP, um dos idealizadores do Ponto de Cultura de Pilar do Sul e pesquisador em oralidades, gestão de acervos e uso de Softwares Livres como ferramenta para a pesquisa histórico-cultural.

Comunidades Quilombolas
Comunidades quilombolas e a conservação da natureza

Exposição sobre as comunidades quilombolas no Brasil, a luta pela conquista, as disputas territoriais que envolvem o poder público e privado, o processo de marginalização a que foram submetidas e, a construção da memória desses grupos a partir das suas interrelações no decorrer da sua história.

Com Simone Rezende da Silva, doutora em Geografia Física – USP, atualmente realiza pós-doutoramento na mesma instituição e coordena um grupo de estudos e pesquisa sobre populações tradicionais e conservação da natureza no Nupaub/USP (Núcleo de Apoio a Pesquisa sobre Áreas Úmidas Brasileiras).

Tecnologias
Narrativas nas tecnologias sociais e culturais

Apresentação sobre concepções de tecnologias sociais e culturais em circulação nas formas de organização e sobrevivência de diversos grupos, movimentos sociais e culturais, destacando a construção de narrativas que envolvem registros orais e audiovisuais, de cooperativas de empreendimento solidários, a exemplo do projeto “Mapeamento e desenvolvimento de tecnologias sociais e culturais”, em desenvolvimento com a Universidade Federal do ABC (UFABC-SP).

Com Andrea Paula dos Santos, mestre em História Social e doutror aem História Econômica pela USP, professora adjunta da Universidade Federal do ABC (UFABC/SP), autora de Patrimônio Natural dos Campos Gerais e ganhadora do Prêmio Jabuti de Literatura em 2008 com e Produzindo do Conhecimento Histórico. Mediação de Suzana Lopes Salgado Ribeiro, doutora em História Social pela USP, co-autora dos livros Vozes da marcha pela terra e Narrativas e experiências: histórias de mulheres brasileiras.

Por Redação