Orangotango de Sumatra é socorrido após ser baleado e abandonado na floresta
Após ser baleado no peito e abandonado em uma pequena região de floresta, um orangotango de Sumatra, criticamente ferido, após ser deixado para morrer sozinho foi encaminhado as pressas para cuidados médicos na Indonésia na semana passada. Moradores de vilas próximas alertaram as autoridades sobre a presença do macaco e uma equipe de socorristas foi deslocada para o local. O macaco foi vítima da indústria de produção de palmas, que deseja expandir as plantações naquela região.
“Durante nossas patrulhas encontramos o orangotango preso no último pedaço de árvores nativas ao redor”, diz uma socorrista chamada Krisna, do Centro de Informação Orangutan (OIC). “Ele estava extremamente agitado e parecia desnutrido, tivemos que agir rápido”, acrescenta ela.
O animal foi reabilitado e devolvido à natureza.
- Nísia Floresta, um paraíso a ser descoberto no RN
- MT: Vídeo mostra mulher pedindo socorro após ser baleada pelo ex
- Bebê orangotango chora e se agarra à mãe durante resgate
- Produção do óleo de palma coloca orangotangos em risco
Além do problema do desmatamento para a produção de óleo de palma, o governo da província de Aceh, na Indonésia, é dono de um grande pedaço de floresta da região e está pensando em ceder algumas dessas partes para mineração, extração de madeira e claro, para mais plantações de óleo de palma. Esta expansão ameaça a floresta local, empurrando seus habitantes – elefantes, rinocerontes, tigres e orangotangos – à extinção.
O óleo de palma é um produto lucrativo e onipresente, usado em centenas de itens de uso diário como batom, shampoo e sorvetes.