CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Ouro Preto receberá primeira Casa Brasileira de Refúgio para escritores estrangeiros perseguidos

Projeto levará experiência para Porto Alegre, Belo Horizonte e São Paulo

Por: Redação

No século 18, a cidade de Ouro Preto em Minas Gerais foi berço de um dos mais importantes movimentos de libertação da Coroa Portuguesa, com a Inconfidência Mineira. Em 2015, a cidade histórica vai acolher escritores estrangeiros perseguidos em seus países de origem, com a construção da primeira Casa Brasileira de Refúgio (CABRA).

O projeto foi idealizado pela Universidade Federal de Ouro Preto, PEN Clube e a ICORN (Rede internacional de Cidades de Refúgio).
Desenvolvido desde o início deste ano pela professora Sylvie Debs, que dá aula de literatura brasileira na Universidade de Estrarburgo e o escritor Cláudio Aguiar.

A casa deve dar início às atividades no segundo semestre de 2015, onde o escritor escolhido viverá em uma residência destinada a professores visitantes da universidade. Para participar do programa, são considerados o trabalho de poetas, jornalistas, dramaturgos, roteiristas, blogueiros, quadrinistas, que por consequência de seu trabalho, estão condenados à prisão ou sob ameaça de morte, sequestro ou qualquer tipo de agressão; além de estar impossibilitado de se expressar livremente.

Por um mundo livre

Anterior ao surgimento do conceito de cidades-refúgio,em 1993 foi criado o Parlamento Internacional dos Escritores na cidade de Estrasburgo, na França. O movimento surgiu em respostas à morte do escritor Tahar Djaout, assassinado por um grupo radical islâmico na Argélia e à sentença de morte contra o escritor anglo-indiano Salman Rushdie, em 1989, após a publicação do livro “Os versos satânicos”.

No Brasil

Entre os diversos autores que serão recebidos pela Casa Brasileira de Refúgio, o dramaturgo, poeta e romancista Koulsy Lamko é um deles. Nascido na Chade (África) e hoje residente no México, o artista deixou seu país de origem após ser perseguido por motivações religiosas. Confira a obra do autor: 

Compartilhe:

1
Morre Gilberto Dimenstein, jornalista e fundador da Catraca Livre
É com profunda tristeza que a Catraca Livre anuncia o falecimento de seu fundador, Gilberto Dimenstein, aos 63 anos de …
2
Entenda a operação da Polícia Federal de combate às fake news
O combate às fake news ganhou um novo e importante capítulo nesta semana com a Polícia Federal realizando uma série …
3
Witzel é alvo da PF; Zambelli antecipa operação em entrevista
A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira, 26, a Operação Placebo, que apura desvios na Saúde do Rio de Janeiro nas …
4
‘Na Fila do SUS’ retrata o sucateamento da saúde pública em plena pandemia
 'Na Fila do SUS' é uma websérie em formato original com seis episódios que estreia disponível exclusivamente, na plataforma online …
5
Governo libera uso da cloroquina para pacientes em estado leve da covid-19; classe médica discorda
Após pressão do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde cedeu e ampliou o  protocolo para uso da cloroquina e …
6
Felipe Neto no Roda Vida: confira os principais momentos do programa
Convidado do Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira, 18, o youtuber Felipe Neto afirmou que faz um …
7
Flávio Bolsonaro rebate acusação feita por Paulo Marinho sobre o caso Queiroz
O senador Flávio Bolsonaro rebateu a acusação feita pelo empresário Paulo Marinho em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo …
8
Entenda os motivos do pedido de demissão do ministro da Saúde, Nelson Teich
Antes mesmo de completar um mês à frente do Ministério da Saúde, o ministro Nelson Teich pediu demissão do cargo …