Padre atraía coroinhas com doces para cometer abusos sexuais
Religioso pedia nudes e oferecia 'doce de banana'
O padre Delson Zacarias dos Santos, de 47 anos, foi acusado de assediar sexualmente coroinhas da sua paroquia e a Arquidiocese de Brasília resolveu afastá-lo das funções religiosas.
Segundo o relato de uma das vítimas, que tinha entre 14 e 15 anos na época dos assédios, o padre pedia nudes e oferecia “doce de banana” para atrair coroinhas e cometer abusos. Atualmente, ele tem 31 anos e é funcionário.
Ele contou que o assédio costumava a acontecer em um grupo chamado Cerimoniários, cujos participantes, todos meninos escolhidos pelo padre, tinham idades até 18 anos.
- Gabriela Prioli conta que sofreu abuso aos 7 anos
- Pomba pintada para chá revelação morre intoxicada
- Estudante é estuprada e morta em festa de calouros da UFPI
- Casal é preso em Paraty por vender filmes de estupro dos filhos
Na ocasião, o jovem revelou aos pais o que estava acontecendo e eles afastaram o adolescente da igreja.
“Meus pais ainda procuraram outras pessoas ligadas à Arquidiocese de Brasília para contar o que estava ocorrendo e a resposta foi que o meu caso não era o único”, disse ao portal Metrópoles.
As informações sobre o caso são sigilosas por envolver menores de idade.
Como denunciar
Diariamente, crianças e adolescentes são expostos à violência sexual. Até abril de 2019, o Disque 100 recebeu mais de 4 mil denúncias de abuso infantil em todo o Brasil. Há algumas formas de denunciar casos de violência sexual a menores de idade:
Disque 100
Como nos casos de racismo, homofobia e outras violações de direitos humanos, qualquer cidadão pode fazer uma denúncia anônima sobre casos abuso infantil pelo Disque 100. A denúncia será analisada e encaminhada aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos, respeitando as competências de cada órgão.
Aplicativo Proteja Brasil
Depois de instalar o aplicativo gratuito em seu celular, o usuário rapidinho, respondendo um formulário simples, registra a denúncia, a qual será recebida pela mesma central de atendimento do Disque 100. Se quiser acompanhar a denúncia, basta ligar para o Disque 100 e fornecer dados da denúncia.
Ouvidoria Online
O usuário preenche o formulário disponível aqui e registra a denúncia, a qual também será recebida pela mesma central de atendimento do Disque 100. Se quiser acompanhar a denúncia, basta ligar para o Disque 100 e fornecer dados da denúncia.