Pai coloca filho de 5 meses à venda em site na noite de Natal

Segundo a OLX, anúncio foi retirado do ar após uma hora pelo próprio usuário, que foi banido do portal

Na noite de Natal, dia 24, um anúncio do site de vendas OLX começou a ser compartilhado nas redes sociais: “Vende-se bebê. 5 meses não tenho condições de cuidar”. Além do texto, havia duas fotos de uma criança.

Anúncio de venda de criança foi tirado do ar do site OLX depois de uma hora

É o segundo episódio divulgado no ano de tentativa de venda de criança por um site de compra e venda. Em março, um pai foi preso em Minas Geral sob suspeita de tentar vender, também na OLX, seu filho de 10 dias.

O caso foi denunciado por um plantonista do Conselho Tutelar de Fortaleza e está sendo investigado pela Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente, segundo informações do “Diário do Nordeste”. O anunciante se identificou como sendo morador do bairro Cocó, zona norte da capital cearense.

O ato de entregar “filho ou pupilo a terceiro, mediante paga ou recompensa” é crime previsto no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), sob pena que quatro anos de prisão e multa tanto para quem pratica o ato de “venda” quanto para quem “compra” a criança. Denuncie casos de violação de direitos de crianças ou adolescentes pelo Disque 100.

A OLX divulgou nota afirmando que “repudia a atitude e lamenta profundamente o ocorrido, pois isso viola completamente os Termos e Condições de Uso do site” e que está à disposição para colaborar com a investigação. No texto, informou também que o usuário autor do anúncio foi banido do portal. Leia a reportagem na íntegra.