Palestra “Processo Criativo” com Yoshua Okon no MIS
No dia 22 de março, acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), a palestra “Processo Criativo” com Yoshua Okon, artista que possui um papel de destaque na inserção da arte contemporânea mexicana no cenário internacional.
Fruto de parceria entre o MIS e o Instituto Cervantes e com o apoio do Consulado Geral do México em São Paulo, a palestra irá se focar no desenvolvimento das suas criações artísticas, que envolvem vídeo, fotografia, performance e instalação.
Considerado um precursor de uma jovem arte conceitual, Yoshua trabalha com questões de poder, classe social e identidade étnica, de maneira muitas vezes polêmica. Entende que um importante papel da arte é colocar o espectador em uma situação incômoda a partir do jogo criado pela obra. Essa situação o forçaria a sair de uma posição passiva e confortável e se posicionar.
- Exposição em São Paulo: descubra onde curtir arte
- “Entre Bordas: Como eu existo” investiga produção artística do ABC no Sesc Santo André
- Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes tem programação especial no mês das crianças
- ‘Ocupação’ da artista Cristina Suzuki no Paço de Santo André termina neste sábado
Sobre o artista
Yoshua Okon nasceu na Cidade do México em 1970, onde vive e trabalha alternadamente com Los Angeles, EUA.
Mestre em Artes pela UCLA, Los Angeles, através de uma Bolsa Fullbright em 2002, e Bacharel em Belas Artes pela Concordia University, Montreal no Canadá.
Em 1994, fundou a La Panaderia, espaço coordenado por artistas na Cidade do México.
Também participou da Bienal do Mercosul (Porto Alegre, Brasil), Bienal de Istambul (Istambul, Turquia); Trienal del ICP (Nova YorK, EUA); Bienal da California, OCMA (EUA) e Torino Triennale (Turim, Itália).
Para maiores informações sobre o artista, clique aqui.