Para o melhor leitor, uma geladeira

No dia 31 deste mês, será anunciado o ganhador de uma geladeira. A cada livro lido, o morador preenche um cupom para o sorteio. Quanto mais livros retirados, mais chances o leitor terá de ganhar.

Para confirmar a leitura, a pessoa faz um depoimento em vídeo. No futuro, esses comentários literários estarão no youtube. “O leitor assim se sente também muito importante”, diz Padial.

Desde o ano passado o agitador cultural Robinson Padial, mais conhecido como Binho idealizou projeto chamado “Bicicloteca”, em que livros são emprestados em pontos de ônibus através de uma bicicleta.

Com o passar do tempo, o idealizador sentiu falta de criar um espaço físico para guardar os livros pertencentes a biblioteca itinerante. “Com a cara e a coragem alugamos um salão, montamos a biblioteca e junto um brechó, que é pra ajudar a pagar as despesas”, lembra Binho.

A biblioteca, hoje, se tornou espaço de convivência. “As crianças saem da escola e vão para lá. As mães vão conversar, ajudar a organizar os livros e muitas se conheceram ali e se tornaram amigas”.

O projeto enfrenta obstáculos para se manter. O projeto aceita doações de livros, roupas, eletrodomésticos, móveis e, principalmente, brinquedos como videogames e bicicletas para as crianças. “Hoje, ganhamos um bicicleta. Estamos felizes”, comemora Binho.