Paraibano realiza sonho de estudar em faculdade dos Estados Unidos

O paraibano Matheus Augusto Silva, de 22 anos, tinha um sonho de estudar nos Estados Unidos. Há quatro anos conseguiu. Após batalhar para aprender o inglês, hoje, é aluno de engenharia e economia da faculdade renomada de WPI (Worcelester Polytechic Institute), próximo a Boston, capital do estado norte-americano de Massachusetts. As informações são da Folha de S. Paulo. 

A história de Matheus pode ser semelhante à de muitos brasileiros. De família humilde e natural da cidade de Boqueirão, no sertão da Paraíba, o seu destino estava quase selado: estudar em uma escola pública e trabalhar para ajudar nas economias da família. No entanto, foi uma simples pesquisa sobre ensinos de graduação que mudou a trajetória da vida de Matheus.

Matheus também aprendeu o francês, o espanhol, o alemão e o mandarim

Quando tinha 11 anos, o estudante de engenharia e economia encontrou um ranking internacional de universidades publicada em uma revista especializada. A lista indicava que sete das dez melhores instituições de ensino do mundo estavam nos Estados Unidos. “Ai eu pensei: se naquele país estão as melhores do mundo, então é para lá que eu vou” relatou em depoimento ao jornal Folha de S. Paulo.

Em busca do sonho, Matheus se matriculou em um curso de inglês gratuito, de extensão, na Universidade Federal de Campinas Grande ainda quando estava no colégio. Com o domínio da língua, o estudante aplicou-se para provas de admissão das faculdades dos Estados Unidos.

O resultado não tardou em aparecer. Hoje, Matheus está no quarto ano da faculdade com bolsa quase integral na WPI e recebe um recurso financeiro da Fundação Estudar, do Brasil.

A longo prazo, o aluno pretende tornar-se empreendedor. A partir de seus conhecimentos de engenharia e economia, Matheus espera promover o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Leia a matéria completa.