Paris inicia programa de aluguel de carros elétricos

As informações são do Auto Esporte, publicada na Globo.com

por Mal Langsdon/ReutersPostos de recarga elétrica nas ruas de Paris

Paris, na França, lança um programa de compartilhamento de carros elétricos para reduzir a poluição atmosférica e sonora nas ruas de paralelepípedos desta cidade medieval, que quer se tirnar uma inovadora cidade do futuro.

Autolib’, um projeto construído sobre o mesmo conceito do bem sucedido sistema de aluguel de bicicletas da cidade, é um “self-service” de carro elétrico que quer se tornar parte da vida de Paris como é a Torre Eiffel ou a Catedral de Notre Dame.

Enquanto muitas cidades do mundo têm desenvolvido veículos alternativos mais ecológicos, com baixa emissão de gás carbônico, Paris diz que seu programa é o maior de seu tipo: 250 veículos estarão disponíveis nas ruas nesta segunda-feira, sendo que a previsão é de 2 mil unidades até o fim do primeiro semestre de 2012 e 3 mil dentro dos próximos dois anos.

O Bluecar, um compacto de quatro lugares, é uma colaboração da empresa de design italiana Pininfarina e do conglomerado francês Groupe Bollore, que espera mostrar sua tecnologia de bateria de lítio.

Potenciais utilizadores terão uma licença válida e cartão de crédito ao se inscreverem on-line ou por videoconferência com um representante de serviço ao cliente em um dos 40 pontos espalhados por Paris e pelas cidades da região.

O serviço vai custar 10 euros por dia ou 15 euros por semana ou ainda 144 euros por ano. Em caso de danos, eles serão cobrados do cartão do usuário.

Os usuáruios terão um cartão magnetizado que, colocado contra a janela do lado do motorista, abre a porta do carro. Uma chave presa à coluna de direção liga o carro. Ele vem ainda com alertas sonoros que são ativados por um botão na alavanca da coluna de direção para alertar os pedestres de Paris, já que o carro é totalmente silencioso. Leia na íntegra.