Paris terá local público com nome de Marielle Franco

A homenagem foi aprovada pelo conselho da cidade nesta segunda-feira, dia 1º

A vereadora Marielle Franco foi assassinada em 2018 no Rio de Janeiro
Créditos: Reprodução / Facebook Marielle Franco
A vereadora Marielle Franco foi assassinada em 2018 no Rio de Janeiro

Paris, capital da França, terá um local público com o nome de Marielle Franco, vereadora assassinada em março de 2018 no Rio de Janeiro. A homenagem foi aprovada pelo conselho da cidade nesta segunda-feira, dia 1º.

Os conselheiros parisienses aprovaram a proposta enviada pela prefeita da capital, Anne Hidalgo, que comemorou a decisão no Twitter. A moção apresentada recebeu votos de partidos de esquerda e direita.

“Votado! Os conselheiros parisienses aprovaram nesta manhã a proposta que eu enviei com minha equipe: um local parisiense levará o nome de Marielle Franco, militante dos direitos humanos, vereadora do Rio de Janeiro, assassinada em março de 2018”, escreveu ela.

De acordo com informações da agência francesa RFI, ainda não se sabe qual lugar vai receber o nome de Marielle. A ideia é ser uma rua, praça ou outro logradouro. Há possibilidade de batizar algum lugar no Marais, bairro no centro da cidade frequentado pela comunidade LGBT.

Entrevista com Monica Benicio: um ano de luta por Marielle

Monica Benicio não consegue se lembrar de quem era antes da noite do 14 de março de 2018. Naquele dia, esperava sua esposa, a vereadora Marielle Franco, em casa para jantar quando recebeu a notícia de que ela havia sido brutalmente assassinada no Estácio, região central do Rio de Janeiro.

Desde o crime, a ativista por direitos humanos abandonou praticamente todos seus projetos pessoais para se dedicar a um objetivo: cobrar justiça nas investigações sobre o crime. Monica conversou com a Catraca Livre pouco mais de 10 meses após o assassinato para falar sobre o andamento das investigações e o legado de luta deixado por Marielle. Assista ao vídeo: