Parque Nacional da Tijuca terá novas estratégias de preservação

Parque mais visitado do país terá apoio da SOS Mata Atlântica

Por Redação
22/03/2013 11:38

Com um fluxo de 2,5 milhões de visitantes por ano, não é à toa que o Parque Nacional da Tijuca detém o título de mais  visitado do país. A área de preservação, no meio da cidade, abrange abrange vários pontos turísticos do Rio. Pedra da Gávea, Vista Chinesa, Parque Lage,

A cachoeira do Horto é uma das atrações do parque
A cachoeira do Horto é uma das atrações do parque

Corcovado, Pedra Bonita e a Floresta da Tijuca fazem parte de sua lista de atrativos. Para ajudar a preservar tudo isso, o parque ganha, a partir de hoje, o reforço da Fundação SOS Mata Atlântica.

A ONG dará suporte técnico e operacional à proteção e gestão socioambiental do parque, ajudando a captar recursos por meio de adoção de áreas, patrocínio e outras estratégias.

A parceria entre a SOS Mata atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela  administração do parque, se dá em um momento em que a aumento do turismo na cidade afeta diretamente o número de visitas à área, o que cria uma demanda por ações que equilibrem a visitação e a conservação da biodiversidade.

Um estudo patrocinado de R$ 200 mil já está direcionado para a elaboração de um planejamento para a criação de fundo financeiro para o parque e outras atividades de uso público.