Últimas notícias:

Loading...

Participação social: 3 formas de colaborar com a prefeitura sem sair de casa

Consulta Cidades Sustentáveis do ONU-Habitat com a govtech Colab está no ar

Ouça este conteúdo
Crédito: ColabConsulta Cidades Sustentáveis, realizada pelo ONU-Habitat pelo app Colab

Mais da metade dos brasileiros acredita que as formas de participação social em suas cidades são limitadas. Segundo resultado parcial da 3ª edição da Consulta Cidades Sustentáveis, realizada pelo ONU-Habitat em parceria com a govtech Colab, 54% dos respondentes disseram que em suas cidades não é possível participar do planejamento e da gestão municipal. Além disso, 62% acreditam que não existem canais diretos com a prefeitura para que a população possa fazer reclamações, sugestões e publicar demandas.

Saiba como encontrar informações sobre candidatos a vereadores e prefeitos

No Colab, um dos nossos principais objetivos é promover a participação social na gestão pública, tornando-a mais colaborativa e inclusiva. Ela é essencial para que possamos construir cidades melhores para todos. Por isso, listamos abaixo três formas de colaborar com sua cidade sem nem precisar sair de casa.

1.Solicitar serviços de zeladoria à prefeitura

As prefeituras são responsáveis por fazer as obras públicas municipais e pela manutenção dos equipamentos das cidades, como parques, praças e prédios públicos. A administração municipal também responde pela poda de árvores e conserto de buracos nas ruas, mas como fica sabendo de todas as demandas da cidade se não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo?

É aí que entra a sua participação! Sempre que houver um buraco na sua rua ou no seu percurso para o trabalho ou escola, uma árvore precisando de poda na pracinha do seu bairro ou lâmpadas queimadas nos postes, avise a sua prefeitura. Os municípios têm praças de atendimento, sites e centrais telefônicas disponíveis para receber sua contribuição. Alguns deles também têm apps próprios ou utilizam o app do Colab, que oferece uma solução completa para gestão de demandas nas cidades, para se comunicar com os cidadãos e resolver as questões do município.

A cidade pertence a todos os seus moradores, por isso a responsabilidade de mantê-la conservada e funcionando é de todo mundo também!

2. Participar de consultas e assembleias públicas

Uma outra forma de ajudar sua cidade é participar de consultas e audiências públicas. Esses mecanismos servem para a administração municipal saber a opinião da população sobre determinados assuntos que são de interesse público.

Consultas públicas costumam ser realizadas através de sites e aplicativos, como o próprio app do Colab. Elas podem ter temas mais complexos, como decidir onde aplicar o dinheiro da cidade, até temas mais simples, como escolher a banda que tocará na festa de aniversário do município.

As audiências são debates sobre determinados assuntos que envolvem diversos atores da sociedade, como especialistas, políticos e a própria população, em busca de soluções para problemas enfrentados por todos. Devido à pandemia da Covid-19, alguns municípios estão realizando audiências públicas pela internet, conseguindo assim maior adesão da população.

3. Responder à consulta Cidades Sustentáveis

A ONU lançou neste ano a 3ª edição da Consulta Cidades Sustentáveis no Brasil. A pesquisa, que teve início no dia 1º de outubro, é realizada pelo ONU-Habitat em parceria com o Colab pelo terceiro ano consecutivo e tem por objetivo saber a opinião dos cidadãos em relação aos esforços dos municípios para atingirem o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 (ODS 11), da Agenda 2030, que propõe que todas as cidades e assentamentos humanos sejam inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis até o ano de 2030.

E a consulta tem um significado especial neste ano: será crucial para que gestores públicos possam entender como a pandemia da Covid-19 afetou a percepção dos brasileiros em relação às suas cidades.

Para participar, é bem simples: basta baixar o aplicativo do Colab (disponível para celulares com sistemas Android e IOS), fazer o seu cadastro e responder às questões de acordo com sua opinião sobre o tema. Também é possível responder a consulta pelo site https://consultas.colab.re/cidades_sustentaveis.

Você gasta 5 minutinhos respondendo a pesquisa e ajuda sua cidade a avançar cada vez mais no caminho da sustentabilidade.

Em parceria com Colab

O Colab é uma plataforma que conecta cidadão a governo, para dar mais voz ao cidadão e permitir ao governo que pratique uma gestão mais compartilhada e eficiente.