Paulo Gustavo se desculpa por fazer ‘blackface’ em personagem
Na última semana, o ator Paulo Gustavo publicou uma foto no Facebook no qual interpreta a personagem Ivonete, uma mulher pobre e negra. No entanto, ao fazer uso do “blackface” para interpretá-la, o comediante recebeu uma enxurrada de críticas nas redes sociais.
O “blackface” é uma técnica de maquiagem em que pessoas brancas pintam-se de negras para imitá-las de forma caricata. De acordo com a pesquisadora feminista Djamila Ribeiro, o blackface “serve tanto como estereótipo racista quanto como forma de exclusão, porque se no primeiro caso ridiculariza, no segundo nega papéis a artistas negros”.
Após a revolta na internet, Paulo Gustavo compartilhou um texto neste sábado, dia 18, no qual assume sua falta de conhecimento sobre o assunto e o erro de fazer uso de blackface em pleno ano de 2016. Além disso, ele afirma que vai refazer sua personagem.
- Teatro Municipal de Santo André recebe peça Quilombo MemÓRIa nesta quarta
- Último trabalho de Jô Soares, Gaslight, uma Relação Tóxica faz apresentação no Teatro Lauro Gomes em São Bernardo do Campo
- Cia. Estrela D’Alva de Teatro promove oficinas gratuitas de escrita para mulheres em Santo André
- Amaury Lorenzo percorre cinco cidades da Grande São Paulo com o espetáculo A Luta
“Eu posso pintar minha pele, posso fingir, representar, tentar dar voz a essa mulher, mas eu nunca saberei de verdade como é ser uma mulher negra”, reconhece o ator. No final do texto, ele relaciona questões como machismo, homofobia e racismo, dizendo que não tem a intenção de ser agente desses crimes.
Os internautas elogiaram a atitude do comediante. “Desculpas aceitas e justificadas: você cresceu socialmente com essa discussão. Não somos caricatas, mas mulheres negras com todas as nuances que a vida nos traz. Bem-vindo a esta reflexão!”, diz o comentário com mais curtidas.
Leia o texto de Paulo Gustavo na íntegra: