PE: Jovem gera revolta e é expulso de shopping por usar suástica no braço
Imagens gravadas foram publicadas nas redes sociais. O vídeo gerou revolta e viralizou
Um jovem que usava uma faixa com uma suástica no braço esquerdo foi expulso de um shopping em Caruaru, no Pernambuco, nesta quinta-feira, 17. Clientes ficaram incomodados com a presença dele, denunciaram aos seguranças e o rapaz foi retirado do local. Imagens do momento foram registradas e viralizaram nas redes sociais.
Vestindo um moletom com uma estampa onde se lia “Sabrina”, em menção à série remake da Netflix sobre a bruxa adolescente, e portando máscara, porém sem usá-la durante a abordagem, o jovem foi retirado do shopping por seguranças no início da manhã, logo após a abertura do centro de compras.
“Quer ficar famoso esse aqui. Você nem sabe o que está usando aí”, disse um homem ao criticar a atitude do jovem, que não teve a identidade confirmada pela administração do shopping.
- Falta de higiene bucal pode aumentar risco de câncer de cabeça e pescoço
- Universidade da Espanha oferece 30 bolsas para brasileiros
- O que acontece quando olhamos fixamente nos olhos de um cachorro, segundo a ciência
- Em feito inédito, equipe feminina conquista vaga no torneio tier 1 de Counter Strike
O jovem reage e diz antes de se distanciar dos seguranças para pegar sua máscara caída no chão: “Eu tô na minha liberdade”.
O uso de símbolos nazistas é crime no Brasil. O artigo 20, § 1º, da Lei 7.716/89, alterada pela Lei 9.459/97, diz que “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”, tem pena de reclusão de um a três anos e multa.
O shopping não se pronunciou e não registrou um boletim de ocorrência. A Polícia Militar não foi acionada no momento da abordagem.