‘Pegadinha’ mostra que metade dos brasileiros cairia em golpe de investimentos

As entidades criaram um site fictício simulando a oferta de fundos de ações, que garantia lucros irreais, porém, sem avisar que se tratava de uma simulação

22/03/2023 21:20

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) anunciaram nesta quarta-feira, 22, os resultados de um teste, tipo ‘pegadinha’ mostrando que a quase metade dos brasileiros cairia em golpes de investimento.

‘Pegadinha’ mostra que metade dos brasileiros cairia em golpe de investimentos
‘Pegadinha’ mostra que metade dos brasileiros cairia em golpe de investimentos - Agência Brasil/Marcello Casal Jr

A iniciativa queria demonstrar na prática o quando os brasileiros são vulneráveis a golpes. Para isso, as entidades criaram um site de uma empresa fictícia simulando a oferta de fundos de ações, que garantia lucros altos e irreais, porém, sem avisar que se tratava de uma simulação.

Nos quatro meses em que a página ficou ativa, ela obteve 884.949 visitas. O teste foi realizado entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023. Do total de acessos, 48,8% clicaram em botões da página que indicavam a intenção de investir nos produtos fictícios.

Quando o internauta clicava no link falso, ele era conduzido a uma página educativa, alertando sobre o risco de golpe que corriam e receberam orientações sobre ciladas e formas de se prevenir.

“É fundamental sempre estar atento aos sinais: desconfie de promessas de rendimentos altos, cuidado com supostos especialistas em fóruns de internet e redes sociais, cuidado com ofertas na internet de fontes desconhecidas e verifique sempre o ofertante/intermediário”, comentou Andréa Coelho, Chefe da Divisão de Educação Financeira e Superintendente Interina de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM.

“Os resultados mostram que as pessoas ainda estão vulneráveis a ofertas enganosas e golpes já conhecidos e que sempre têm as mesmas características. A primeira linha de defesa é sempre buscar informações isentas sobre produtos financeiros e cultivar um ceticismo saudável quando nos deparamos com ofertas que parecem ser muito boas para serem verdade. Geralmente não são mesmo”, afirma Marcelo Billi, Superintendente de Educação da ANBIMA.