Periferia das Ideias promove e fomenta arte urbana em Recife

Ideia é utilizar o graffiti, a música e o audiovisual como ferramenta de inclusão para jovens de periferia. Programa foi iniciado em Recife e vai se expandir para São Paulo

Jovens no Mutirão de Graffiti, em Recife

O projeto Periferia das Ideias apresenta e fomenta o universo cultural periférico de Recife, valorizando a produção artística e a vida das pessoas da comunidade. Ele foi idealizado por Natália Gondim, cineasta e produtora cultural, que nasceu e foi criada na zona norte de Recife, enxergava as dificuldades da comunidade e se sentia incomodada por não fazer a diferença.

Segundo Natália Gondim, o Periferia das Ideias gera protagonismo por meio de ações inovadoras, empreendedoras e sustentáveis com foco nos jovens em vulnerabilidade social. “Nosso foco é realizar um trabalho preventivo, visando a diminuição dos índices de criminalidade e exclusão social da região, utilizando a arte, cultura, educação, capacitação profissional e intervenções culturais como ferramenta de inclusão dos jovens da periferia na sociedade”, comenta Gondim.

Mutirão de Graffiti, em Recife. Evento chega à São Paulo em setembro

Música, arte e audiovisual

O projeto teve inicio em Recife, com eventos mensais em bairros carentes com graffiti, música e vídeos. Uma das principais ações é o Mutirão de Graffiti, na qual jovens têm o primeiro contato com pincéis, sprays e tintas, pintando os muros da comunidade e trocando experiências com artistas mais experientes.

“Mesmo com as diferenças sociais entre os bairros, problemas e dificuldades que existem nas periferias, carência de condições, infra estrutura e suporte, os resultados são impressionantes”, disse Gondim.

Agora, depois de consolidado em Recife, o Periferia das Ideias vai iniciar suas atividades em São Paulo. “Comecei um trabalho com o MC Max B.O (apresentador do Manos e Minas, da TV Cultura) e nossa primeira atividade vai ser um Mutirão de Graffiti, em setembro, no Jardim Pery”, comenta Natália Gondim.