Pesquisador cria substância que reduz evaporação da água em represas

Soluções criativas buscam alternativa para a crise hídrica que afeta bilhões de pessoas em todo mundo

03/11/2014 17:03 / Atualizado em 04/05/2020 15:08

Na pior seca dos últimos anos, a região sudeste assiste o esgotamento de seus reservatórios a cada semana sem chuva. Em meio às altas temperaturas do verão que se aproxima, um pesquisador tenta encontrar uma resposta para reduzir as perdas de água por evaporação, muitas vezes responsável pela redução significativa do volume dos rios e represas.

E a resposta pode estar na comercialização de um composto que reduz a água perdida pelo fenômeno natural. Criado pelo engenheiro químico Marcos Gugliotti, a substância é composta por calcário e surfactantes, usadas em cosméticos, óleos vegetais e cera de abelhas.

Ao ser aplicado na água, o pó se espalha pela margem do rio, criando uma película capaz de proteger a represa. Testes realizados com o produto chegaram a evitar o desperdício de até 50% da água. Além disso, o inventor afirma que sua invenção não causa nenhum tipo de impacto ambiental, já que é atóxico e biodegradável, não alterando também a potabilidade da água.

definidos os três grandes vencedores.

Os resultados

Com a proteção, as ondulações na superfície seriam reduzidas, freando a evaporação em até 50%, variando com as condições climáticas. A cada quilômetro seriam necessários 100 quilos do produto, por até 48 horas.

Ação social: produto transforma água contaminada em água limpa

Atualmente, aproximadamente um bilhão de pessoas sofrem as consequências da falta de água potável em todo o mundo. Para tentar reverter esta situação, a empresa P&G anunciou a fabricação (que não será comercializado) de um produto inovador capaz de transformar dez litros de água contaminada em dez litros de água potável.

Fotos: divulgação.

Com uma tecnologia de baixo custo, o P&G sachet deve ser despejado em um recipiente com dez litros de água não potável. Depois é preciso mexer a mistura por cinco minutos e aguardar mais cinco minutos para a sujeira decantar. Em seguida, a água deve ser passada por um filtro, que pode ser até mesmo uma simples camiseta de algodão limpa.

Para finalizar, deve-se esperar por 20 minutos para que o bactericida do produto faça efeito e pronto. Em 30 minutos uma água barrenta ou contaminada se transforma em água limpa para o consumo.

Programa Água Pura para Crianças

Parte da principal ação de responsabilidade social da empresa, o sachet é um produto do Programa Água Pura Para Crianças, que já entregou mais de 7,8 bilhões e meio litros de água purificada em todo mundo.

No Brasil, o projeto será desenvolvido inicialmente no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais carentes do país onde pessoas sofrem diariamente com a falta da água potável. Cada família receberá o produto para obter água potável por um ano inteiro. O objetivo é atender 24.250 pessoas ao fornecer 18 milhões de litros de água purificada em 4.850 mil domicílios da região.