Petição de biólogo exige que Beto Carrero World trate bem animais
Por Change.org
Você ama os animais? O biólogo Anderson Valle, que também é analista ambiental do IBAMA, com certeza se preocupa com o bem-estar deles. Ele criou um abaixo-assinado na Change.org em que pede melhoria nas condições dos animais no Beto Carrero World. A petição foi criada alguns dias após Anderson visitar o parque e constatar problemas com as jaulas e os recintos dos animais.
O biólogo cobra ainda que o Ministério Público investigue o caso, acionando os órgãos ambientais para fazerem vistoria técnica no zoológico do Beto Carrero World.
A petição está em: www.change.org/ApoieOsAnimais
- Beto Carrero dará ingresso grátis a quem levar doações para RS
- Beto Carrero World terá show inédito; saiba tudo aqui
- Beto Carrero inaugura primeira área Nerf do mundo
- Beto Carrero diz que promoção para petistas foi piada
Anderson ficou chocado com certos descasos com os animais, como a falta de árvores nos recintos de macacos (em especial na jaula dos mico-leões dourados) e elefantes sem nenhuma sombra para se abrigar do sol, com apenas uma muralha e um lago pequeno.
“O parque possivelmente possui infrações ambientais, perceptíveis até mesmo por visitantes leigos”, disse o biólogo em seu abaixo-assinado. Ele gravou dois vídeos dentro do parque que mostram os problemas encontrados (você pode acessá-los por este link e este outro link).
Mais de 57 mil pessoas já assinaram a petição, que levantou várias polêmicas. Funcionários e ex-funcionários defenderam o parque nas redes sociais, afirmando que os animais são bem tratados e alimentados com dieta balanceada.
O presidente da Sociedade de Zoológicos do Brasil (SZB) deu entrevistas a jornais catarinenses afirmando “conhecer bem as instalações do parque e que todas estão de acordo com a legislação”. Por outro lado, várias pessoas que visitaram o parque disseram ter visto os mesmos descasos relatados por Anderson, inclusive detalhando outros problemas.
Adriana Rizola, por exemplo, diz ter ido ao parque em setembro de 2016. “Fiquei chocada com o recinto dos tigres e dos leões”, afirma ela em uma mensagem no Facebook. “O parque é delicioso. Nos divertimos, brincamos”, comenta. “Mas a parte dos animais poderia sair de lá ou realmente ser melhorada, ter menos concreto.”
Vitórias
Após uma intensa mobilização, o Ministério Público de Santa Catarina aceitou a denúncia das 57 mil pessoas que assinaram a petição. O promotor Luis Czesnat solicitou que órgãos ambientais façam vistoria no Beto Carrero World, segundo Anderson.
Agora, a Promotoria aguarda a chegada dos relatórios informando as condições dos animais e se há irregularidades com relação aos bichos. Ainda é cedo para dizer que o caso foi resolvido, na opinião do biólogo – afinal, ainda há problemas em outras jaulas e a investigação do Ministério Público apenas começou.
Anderson afirma também que o Beto Carrero World começou a fazer melhorias, “sentindo o peso” das mais de 50 mil assinaturas na mobilização. O parque plantou árvores, para não deixar os macacos inteiramente expostos ao sol, e colocou cobertura na jaula de alguns animais.
Para o biólogo, tais mudanças são resultado da pressão feita pelo abaixo-assinado. O analista do IBAMA e os seus 57 mil apoiadores atingiram vitórias concretas. “Muito obrigado por se importar e nos ajudar a gritar mais alto pelos animais!”, disse ele, em uma atualização enviada na petição.