Pets gigantes irão boiar na represa Guarapiranga

Intervenção de Eduardo Srur ocupará a Praia do Sol no dia do aniversário de São Paulo

divulgação
Em 2008, Srur ocupou as margens de concreto do poluído rio Tietê com garrafas pets gigantes durante dois meses. A intervenção foi vista por mais de 60 milhões de pessoas.

Nesta quarta-feira, 25, aniversário da cidade, a praia mais movimentada da metrópole receberá a intervenção urbana mais conhecida do artista Eduardo Srur. Três esculturas gigantes na forma de garrafas coloridas PETS de refrigerante irão boiar nas águas da represa Guarapiranga, em frente a Praia do Sol, o novo parque municipal da região.

A obra ficará exposta até o dia 29, transformando a paisagem da represa e interagindo com o grande público em uma das regiões mais carentes de ações socioculturais da cidade.

Atualmente a represa está em processo de revitalização urbana pela prefeitura de Sao Paulo, mas sofre com a poluição e os altos índices de pobreza. Na Guarapiranga, o artista pretende fazer um mutirão de limpeza na praia com a participação do grupo escoteiro da represa e frequentadores.

As esculturas, que medem 12 metros de comprimento por 3,5 metros de altura, serão instaladas sobre plataformas de flutuação construídas com milhares de embalagens de refrigerantes. Desta forma, ficarão boiando na água. Dentro das peças haverá um sistema de iluminação durante a noite.

No final do ano passado, Eduardo Srur ocupou o Congresso Nacional com 200 estudantes que lançaram dezenas de boias salva-vidas com a frase “a arte salva”, no espelho d’água do Parlamento.

Por Redação