Pezão veta redução de seu próprio salário e limita Bilhete Único

A proposta de diminuição de 30% no salário partira do próprio Luiz Fernando Pezão, governador do Rio

O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão,  vetou hoje, dia 30, projeto de lei que reduzia seu próprio salário e do alto escalão do governo. A medida, porém, tinha sido enviada à Assembleia por ele mesmo. As informações são do jornal “O Globo”.

Além de manter seu salário, o do vice-governador, o dos secretários e subsecretários do Estado do Rio, Pezão também suspendeu o fim dos supersalários de servidores públicos do Estado.

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, que vetou redução de reajustes
Créditos: Valter Campanato/Agência Brasil
O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, que vetou redução de reajustes

Segundo o governador, a aplicação da proposta, enviada por ele para aprovação dos deputados estaduais, levaria a uma “inversão de hierarquia” no Executivo, porque tornaria o salário de subsecretários menor que o de seus subordinados.

O Estado do Rio vive um caos financeiro que resultou no decreto de calamidade pública em junho. Há fornecedores, funcionários e aposentados com pagamentos atrasados.

Além de manter os salários do alto escalão, o governador aprovou um pacote de medidas de austeridade que inclui a limitação do bilhete único para pessoas com renda mensal inferior a R$ 3.000 e o fim da gratuidade nas balsas aos moradores de ilha Grande e Paquetá que ganhem mais do que o teto de isenção do imposto de renda.