Pimp My Carroça mistura arte e cultura para “pimpar” a gestão do lixo em Curitiba

O projeto vai reformar carroças e ajudar seus catadores no sábado, 2 de novembro, na Praça Vinte e Nove de Março

O Pimp My Carroça, iniciativa que reformou as carroças de vários catadores de São Paulo e do Rio de Janeiro – enquanto buscava mostrar também a importância deles como agentes sociais da sustentabilidade –, está prestes a desembarcar em Curitiba.

Objetivo do projeto é reformar as carroças e mostrar para a sociedade a importância dos catadores de materiais recicláveis como agentes da sustentabilidade.

O evento, que acontece no dia 2 de novembro, na Praça Vinte e Nove de Março, das 10h às 20h, espera impactar efetivamente a sociedade local e os catadores atendidos. Durante o dia, eles ganham equipamentos de segurança, como luvas, capas de chuva e cordas, além, de uma reforma completa no carrinho com direito a arte de grafiteiros locais e inclusão de itens como retrovisor, buzina e faixas refletivas.  Estarão disponíveis ainda alimentação, corte de cabelo, manicure, massagem e atendimento médico com clínico geral, oftalmologista, dentista e psicólogo, além de veterinários para os seus fiéis companheiros.

Cultura e “carroceata”

Haverá também uma programação com performances musicais e artísticas de representantes da cultura local, como o DJ Caê Traven e a cantora Janine Mathias; debates sobre a situação da coleta seletiva e o papel do catador na cidade com representantes do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis de Curitiba; uma área de recreação infantil com mímicas, pintura de rosto e contadores de história; e, claro, os 50 artistas selecionados para colorir as carroças.

As atividades são encerradas com uma “carroceata” pelas ruas da cidade para uma exposição ambulante das carroças “recém-pimpadas”.

Veja no minidoc abaixo como foram as edições de RJ e SP.

PIMP MY CARROÇA – São Paulo + Rio de Janeiro from Parede Viva on Vimeo.