PL prevê desconto no IPTU para quem adotar animais em SP

A proposta inicial é que seja concedido um desconto de 10% não cumulativo por imóvel

Conteúdo por ANDA
17/09/2019 10:29

Segundo a OMS, no Brasil existem cercam de 30 milhões de animais em situação de abandono
Segundo a OMS, no Brasil existem cercam de 30 milhões de animais em situação de abandono - Pixabay

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que no Brasil existem cercam de 30 milhões de animais em situação de abandono. Em São Paulo, esse número pode chegar a até 2 milhões.

Diversas iniciativas são criadas para incentivar e conscientizar sobre a importância da guarda responsável de animais domésticos como campanhas e feirinhas de adoção. Mas, muitas vezes, não basta ter vontade de dar um lar a cães e gatos em situação de rua, é preciso também ter recursos para fornecer todos os cuidados necessários. E é justamente essa brecha que o PL 0471/2019 quer preencher.

Elaborada pelo vereador Aurélio Nomura (PSDB), a proposta prevê desconto no IPTU para quem adotar animais abrigados por ONGs ou entidade de proteção animal na cidade de São Paulo. O PL foi inspirado em iniciativas criadas nas cidades de Araquari (SC) e Quinta do Sol (PR), e, além de fomentar a adoção de animais, também traz em sua justificativa a importância do ato para o controle de zoonoses e oportunidade de evolução do ponto de vista humano e social. “Perde-se um pouco em arrecadação, mas ganha-se em cidadania, civilidade e saúde pública”, diz o texto.

Confira o final desta história e outras notícias inspiradoras sobre animais na ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais).