Placa de identificação para animais: importância e cuidados
Embora os cães sejam muito companheiros, acidentes acontecem e eles podem acabar fugindo ou se perdendo de seus donos. O mesmo acontece com os gatos.
- Veja também: Projeto quer identificar 1500 animais carentes
Por isso é tão necessário o uso de uma placa de identificação para os pets. Essa medida ajuda na segurança e aumentam as chances do retorno seguro do animal.
Veja dicas do CatraCão para manter seu animal sempre em segurança:
- Black Friday da viagem: cuidados essenciais para não cair em golpes e ciladas
- Convívio com pets pode melhorar a saúde mental, diz ciência
- Saiba como identificar sinais de colesterol alto nas pernas
- Mars e McDonald’s inauguram espaços pet friendly em restaurantes por todo o Brasil
– A placa de identificação deve conter informações básicas e ser bastante legível. O nome do pet e o telefone atualizado do dono já são suficientes para alguém conseguir ajudar o bicho a voltar para casa.
– Não tire a placa de identificação do seu cachorro ou gato mesmo que ele esteja em casa. Alguém pode esquecer uma porta aberta e isso já facilita a fuga do animal.
– Por precaução, verifique sempre se seu portão está bem trancado.
– Durante os passeios, verifique se a coleira do seu animal está devidamente presa. Antes de comprar uma, fique atento à resistência do material. Também não esqueça de verificar se a argola da placa de identificação está firme e se não tem riscos de cair.
– Se acontecer uma viagem e seu celular ficar sem sinal, lembre-se de atualizar as informações da placa de identificação do seu pet. Coloque o telefone de um amigo ou de um parente que possa atender o celular (e tenha sinal telefônico) caso aconteça uma fuga.
– Onde fazer a placa de identificação? Você pode confeccionar uma placa especial em pet shops ou fazer uma carteira de identificação, o Registro Geral do Animal (RGA). Saiba mais informações aqui ou aqui.