Plataforma móvel facilita a comunicação de surdos com ouvintes
Segundo o IBGE, existem 10 milhões de surdos no Brasil, que por várias circunstâncias sentem dificuldades de se comunicar em seu próprio país. Pensando neste nicho e buscando uma solução, o projeto ProDeaf é uma plataforma móvel que traduz português textual e oral para a Língua Brasileira de Sinais.
Os aplicativos de uso gratuito são utilizados por diversos profissionais: surdos, ouvintes, médicos, professores e estudantes. Com o aplicativo ProDeaf Móvel para celulares e tablets, é possível falar ou escrever um pequeno texto e tê-lo traduzido para a Libras por meio de um avatar 3D, que conta com caracterização própria para emitir sinais com clareza (identidade visual, mãos maiores, expressões faciais, entre outros detalhes importantíssimos para usuários da Libras).
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
Além disso, o projeto também é detentor do WebLibras: um aplicativo para sites que faz toda a tradução do conteúdo textual da página para Libras.
O projeto venceu a categoria Publicações e mídias digitais do Prêmio Brasil Criativo, iniciativa da ProjectHub com chancela do Ministério da Cultura e patrocínio da 3M, que se tornou oficialmente a premiação da criatividade brasileira.