PM é flagrado usando skate para bater em mãe e filho em SP; assista

PMs dizem que jovem jogou objetos na viatura.

Por: Redação

Policiais militares são suspeitos de invadirem uma casa na zona norte de São Paulo e agredirem mãe e filho com skate. O caso ocorreu em outubro, mas só foi revelado agora após um vídeo mostrar as agressões.

De acordo com o G1, os PMs foram chamados para acabar com um baile funk que bloqueava as ruas no Jardim Damasceno, na região do Brasilândia, na madrugada do dia 13 de outubro.

Crédito: Reprodução/Arquivo pessoalImagem mostra PM segurando skate antes de afredir mãe e filho

A vendedora Eliana Malaquias Barbosa, 45 anos, relata que os policiais invadiram sua casa sem mandado e agrediram ela e o filho, Ataniel Barbosa Alves de Sousa, 24 anos.

Eliana alega que teve o dedo quebrado por causa das agressões com o skate e que o filho ficou com o braço inchado. Já os PMs dizem que jovem jogou objetos na viatura.

Ao site A Ponte, Ataniel conta que um dos PMs apontou uma faca para sua irmã de 3 anos, pois a criança estava com um celular na mão.

“Eu tive a sensação de que era o fim. Até com Deus eu briguei. Não por que me machucaram, não por que eu fiquei toda roxa, mas por que levaram o meu filho sem roupa, sem documento, sem nada”, disse Eliana.

O caso veio à tona neste mês depois que a Rede de Proteção e Resistência Contra o Genocídio teve acesso às imagens, identificou as vítimas e levou às autoridades para apurar a conduta dos PMs.

Foi vítima de violência policial? Saiba como denunciar

Destacamos diferentes ferramentas de denúncia contra a violência policial_que, vale frisar, pode ir além da agressão física. Configura-se também pela intimidação moral, no uso ilegal e ilegítimo da força ou da coação.

Seja por meio de órgãos públicos ou plataformas digitais, confira dicas sobre como denunciar violência policial:

Disque 100

Canal de comunicação que possibilita conhecer e avaliar a dimensão da violência contra os direitos humanos e o sistema de proteção, bem como orientar a elaboração de políticas públicas.

Ouvidoria de Polícia

Recebe denúncias contra policiais militares e civis que, eventualmente, tenham cometido atos arbitrários  ou ilegais; Faz a apuração das queixas. A denúncia pode ser feita anonimamente, por meio de carta e-mail ou telefone.

Corregedoria da Polícia Civil e da Polícia Militar

Criado para apurar desvio de conduta policial, órgão pode instaurar inquérito policial quando o crime é cometido por agentes de segurança  e, neste caso, encaminhado à justiça comum.

Ministério Publico – MP

Tem como função processar infratores e fiscalizar ações de órgãos públicos envolvidos em investigação criminal, como polícia e órgãos de perícia.

DefeZap

Desenvolvido em 2016 pelas organização Nossas, a plataforma tem como objetivo  dar visibilidade à questão da segurança pública e defesa dos direitos humanos.

A plataforma recebe denúncias de violência policial,  realiza apurações preliminares e encaminha casos aos órgãos competentes. Entenda mais detalhes de como denunciar. 

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.