PM é flagrado usando skate para bater em mãe e filho em SP; assista
PMs dizem que jovem jogou objetos na viatura.
Policiais militares são suspeitos de invadirem uma casa na zona norte de São Paulo e agredirem mãe e filho com skate. O caso ocorreu em outubro, mas só foi revelado agora após um vídeo mostrar as agressões.
De acordo com o G1, os PMs foram chamados para acabar com um baile funk que bloqueava as ruas no Jardim Damasceno, na região do Brasilândia, na madrugada do dia 13 de outubro.
A vendedora Eliana Malaquias Barbosa, 45 anos, relata que os policiais invadiram sua casa sem mandado e agrediram ela e o filho, Ataniel Barbosa Alves de Sousa, 24 anos.
- Este fator aumenta risco de perda de memória em idosos, segundo estudo
- 3 passeios para se apaixonar por São Miguel dos Milagres
- Deixe o frio para trás: Gramado no verão vai te surpreender!
- Saiba o motivo da mastigação servir como prevenção ao diabetes
Eliana alega que teve o dedo quebrado por causa das agressões com o skate e que o filho ficou com o braço inchado. Já os PMs dizem que jovem jogou objetos na viatura.
Ao site A Ponte, Ataniel conta que um dos PMs apontou uma faca para sua irmã de 3 anos, pois a criança estava com um celular na mão.
“Eu tive a sensação de que era o fim. Até com Deus eu briguei. Não por que me machucaram, não por que eu fiquei toda roxa, mas por que levaram o meu filho sem roupa, sem documento, sem nada”, disse Eliana.
O caso veio à tona neste mês depois que a Rede de Proteção e Resistência Contra o Genocídio teve acesso às imagens, identificou as vítimas e levou às autoridades para apurar a conduta dos PMs.
Foi vítima de violência policial? Saiba como denunciar
Destacamos diferentes ferramentas de denúncia contra a violência policial_que, vale frisar, pode ir além da agressão física. Configura-se também pela intimidação moral, no uso ilegal e ilegítimo da força ou da coação.
Seja por meio de órgãos públicos ou plataformas digitais, confira dicas sobre como denunciar violência policial:
Disque 100
Canal de comunicação que possibilita conhecer e avaliar a dimensão da violência contra os direitos humanos e o sistema de proteção, bem como orientar a elaboração de políticas públicas.
Ouvidoria de Polícia
Recebe denúncias contra policiais militares e civis que, eventualmente, tenham cometido atos arbitrários ou ilegais; Faz a apuração das queixas. A denúncia pode ser feita anonimamente, por meio de carta e-mail ou telefone.
Corregedoria da Polícia Civil e da Polícia Militar
Criado para apurar desvio de conduta policial, órgão pode instaurar inquérito policial quando o crime é cometido por agentes de segurança e, neste caso, encaminhado à justiça comum.
Ministério Publico – MP
Tem como função processar infratores e fiscalizar ações de órgãos públicos envolvidos em investigação criminal, como polícia e órgãos de perícia.
DefeZap
Desenvolvido em 2016 pelas organização Nossas, a plataforma tem como objetivo dar visibilidade à questão da segurança pública e defesa dos direitos humanos.
A plataforma recebe denúncias de violência policial, realiza apurações preliminares e encaminha casos aos órgãos competentes. Entenda mais detalhes de como denunciar.