Poesia e erotismo são tema de conversa na Biblioteca de São Paulo
A Biblioteca de São Paulo promove dia 17 de junho, às 19h, a palestra Erotismo e Poesia, uma entrevista com o crítico, ensaísta, poeta e tradutor Claudio Jorge Willer . A entrada é Catraca Livre.
A jornalista Mariza Baur é quem irá conduzir a conversa sobre a presença do corpo e do erotismo na poesia lírica e licenciosa desde a antiguidade até o período moderno – quando a tríade poesia, erotismo e corpo, sob a influência do romantismo, torna-se mais complexa.
Serão analisadas obras de autores contemporâneos como George Bataille e Octavio Paz, que tratam do erotismo místico e as místicas do corpo, assim como do amor, em seus textos. Escritos de autoria do entrevistado Claudio Willer também serão utilizados como exemplo.
Claudio Willer
Nascido em 1940, Claudio Willer é psicólogo e sociólogo doutorado em Letras pela Faculdade de Filosofia e Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa e colabora para tanto para veículos da grande imprensa como o jornal Folha de S. Paulo e a revista Isto É, quanto para imprensa alternativa, como o jornal Versus e a revista Plural. Willer tem ainda trabalhos publicados em antologias e coletâneas por todo o mundo.