Vaza o vídeo do casamento bancado com a Lei Rouanet

Por: Redação

Vaza o vídeo do casamento bancado com dinheiro da Lei Rounaet.
A festa de casamento era de Carolina Monteiro e Felipe Amorim e teve como atração a apresentação de um cantor sertanejo. 

https://www.youtube.com/watch?v=-b-3Wa1gdCE

A Polícia Federal prendeu 14 pessoas na manhã desta terça-feira, 28, em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, durante operação que investiga o desvio de 180 milhões de recursos federais em projetos culturais com benefícios de isenção fiscal previstos na Lei Rouanet.

Segundo as investigações da Operação Boca Livre, o Grupo Bellini Cultural atuou por quase 20 anos no Ministério da Cultura e conseguiu aprovação em projetos fraudulentos. Também são citados o escritório de advocacia Demarest e as empresas Scania, Kpmg, Roldão, Intermédica, Laboratório Cristalia, Lojas Cem, Cecil e Nycomed Produtos Farmacêuticos.

PF deflagra operação para investigar desvio na Lei Rouanet
PF deflagra operação para investigar desvio na Lei Rouanet

Os donos da produtora Bellini Cultural e o produtor cultural Fábio Ralston estão entre os presos encaminhados para a sede da Polícia Federal de São Paulo.

De acordo com a PF, diversos projetos teatrais voltados para crianças carentes deixaram de ser executados, assim como livros não foram doados para escolas e bibliotecas públicas.

Leia também: Entenda como funciona a Lei Rouanet

Os suspeitos usaram o dinheiro público para fazer shows com artistas famosos em festas privadas para grandes empresas, livros institucionais e até a festa de casamento de um dos investigados numa praia badalada de Florianópolis, Santa Catarina.

A festa de casamento era de Carolina Monteiro e Felipe Amorim e teve como atração a apresentação de um cantor sertanejo. Veja imagens na reportagem exibida nesta terça-feira pelo Jornal Hoje.

Além das 14 prisões temporárias, 124 policiais federais cumpriram 37 mandados de busca e apreensão, em sete cidades no estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.  O inquérito policial foi instaurado em 2014, após a PF receber documentação da Controladoria Geral da União de desvio de recursos relacionados a projetos aprovados com o benefício.

Saiba o que é a Lei Rouanet

Criada em 1991, a Lei de Incentivo à Cultura, mais conhecida como a Lei Rouanet, é conhecida por sua política de incentivos fiscais para projetos e ações culturais: por meio dela, cidadãos (pessoa física) e empresas (pessoa jurídica) podem aplicar nestes fins parte de seu Imposto de Renda devido. Atualmente, mais de 3 mil projetos são apoiados a cada ano por meio desse mecanismo.

A Lei Rouanet (8.313/91) institui o Pronac  (Programa Nacional de Apoio à Cultura), que tem o objetivo de apoiar e direcionar recursos para investimentos em projetos culturais. Os produtos e serviços que resultarem desse benefício serão de exibição, utilização e circulação públicas.

Leia informações complementares no G1 e na Folha de S.Paulo.

1
A repercussão dos ataques machistas à jornalista Patrícia Campos Mello
No final da última semana, Hans River do Rio Nascimento foi chamado para prestar depoimento na CPMI das Fake News. …
2
Governo Bolsonaro libera pesca em áreas de conservação ambiental
Uma portaria do Instituto Chico Mendes (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, autorizou a pesca esportiva e amadora …
3
Chuva forte deixa São Paulo debaixo d’água
A chuva que começou ontem não deu sinal de trégua e fez São Paulo amanhecer debaixo d’água nesta segunda-feira, 10. …
4
Coronavírus: aviões da FAB vão retirar brasileiros de Wuhan, na China
Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) decolaram nesta quarta-feira, 5, em direção a Wuhan, na China, para retirar os …
5
BBB20: Mulheres decidem o destino de Pétrix Barbosa
A união das mulheres  decidiu o destino de Pétrix não apenas no Big Brother Brasil 20, mas também fora da …
6
Damares Alves: abstinência sexual, protesto e contradição?
Por que este grupo de mulheres deu as costas para a ministra Damares Alves enquanto ela defendia sua política de …
7
Bolsonaro e a demissão do secretário que viajou com jato da FAB
O presidente Jair Bolsonaro anunciou em sua conta no Twitter que vai tornar sem efeito a nomeação de José Vicente …
8
Visibilidade trans: a história de Thais de Azevedo
O que é violência para você? Para Thais de Azevedo essa pergunta resume uma trajetória de vida. Como mulher trans, …