Polícia investiga loja por vender busto de Hitler em SC

Turista fotografou objetos com apologia ao nazismo em Nova Trento

09/08/2021 22:00

A Polícia Civil de Santa Catarina abriu inquérito para investigar A denúncia de venda de itens com apologia ao nazismo por uma loja de antiguidades em Nova Trento, na região metropolitana de Florianópolis.

Segundo o G1, a denúncia foi feita por um turista que esteve no estabelecimento no último fim de semana e viu peças com suástica e também um busto de Hitler.
A loja fica anexa a um museu da cidade.

 Busto de Hitler fotografado por turista em loja de antiguidades de Nova Trento (SC)
 Busto de Hitler fotografado por turista em loja de antiguidades de Nova Trento (SC) - Reprodução/NSC TV

Policiais estiveram no local nesta segunda-feira, 9, e não encontraram os objetos alvo da denúncia.

O turista também denunciou p caso ao Ministério Público de Santa Catarina. Por meio de nota, o MPSC informou que a “2ª Promotoria de Justiça da Comarca de São João Batista irá aguardar a conclusão do inquérito policial para avaliar o caso”.

De acordo com o G1, outro caso semelhante é investigado pelo MPSC, que no início de junho instaurou procedimento para apurar a possível venda de objetos com apologia ao nazismo por uma loja em Timbó, no Vale do Itajaí.

Segundo a Lei federal 7.716/89, é crime “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”.