Polícia investiga origem criminosa do incêndio em Alter do Chão

Segundo moradores de comunidades no entorno, o fogo começou no sábado, 14

16/09/2019 11:04 / Atualizado em 29/11/2019 18:08

As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se intensificar neste domingo, 15, após o governo do estado anunciar que o incêndio de grandes proporções havia sido controlado. Segundo moradores de comunidades no entorno, o fogo começou no sábado, 14.

Brigadistas, bombeiros e militares do exército continuam na região para tentar controlar as chamas. A Polícia Civil do Pará investiga as causas do incêndio e a suspeita é que o fogo tenha origem criminosa.

Pessoas que estavam em Alter do Chão publicaram fotos do céu vermelho em meio às chamas
Pessoas que estavam em Alter do Chão publicaram fotos do céu vermelho em meio às chamas - Reprodução / Facebook

Alter do Chão é a primeira entre os 10 lugares com as praias mais bonitas do Brasil e o mais bonito do mundo com praias de água doce, segundo o jornal inglês The Guardian.

Em uma rede social, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), informou que o ministro Onyx Lorenzoni foi acionado. O Ministro-chefe da Casa Civil disse que vai acionar o Ministério da Defesa para dar o apoio necessário à região.

Em outro post, o governador afirmou que falou com o General do Exército, Paulo Sérgio, para verificar a possibilidade de envio de um avião pipa para auxiliar no combate ao incêndio.

Fotos publicadas nas redes sociais por pessoas que estavam no balneário mostram a situação de Alter do Chão: o céu vermelho em meio às chamas e à fumaça preta.