Polícia investiga origem criminosa do incêndio em Alter do Chão
Segundo moradores de comunidades no entorno, o fogo começou no sábado, 14
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se intensificar neste domingo, 15, após o governo do estado anunciar que o incêndio de grandes proporções havia sido controlado. Segundo moradores de comunidades no entorno, o fogo começou no sábado, 14.
Brigadistas, bombeiros e militares do exército continuam na região para tentar controlar as chamas. A Polícia Civil do Pará investiga as causas do incêndio e a suspeita é que o fogo tenha origem criminosa.
Alter do Chão é a primeira entre os 10 lugares com as praias mais bonitas do Brasil e o mais bonito do mundo com praias de água doce, segundo o jornal inglês The Guardian.
Em uma rede social, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), informou que o ministro Onyx Lorenzoni foi acionado. O Ministro-chefe da Casa Civil disse que vai acionar o Ministério da Defesa para dar o apoio necessário à região.
Em outro post, o governador afirmou que falou com o General do Exército, Paulo Sérgio, para verificar a possibilidade de envio de um avião pipa para auxiliar no combate ao incêndio.
Fotos publicadas nas redes sociais por pessoas que estavam no balneário mostram a situação de Alter do Chão: o céu vermelho em meio às chamas e à fumaça preta.