Poluição do ar atinge 80% da população mundial, diz OMS

Por: Redação | Comunicar erro

Mais de 80% da população urbana em todo o mundo está exposta à poluição do ar, de acordo com um relatório divulgado em maio deste ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O estudo mostra que os mais vulneráveis a esses impactos são os jovens, idosos e pessoas com baixa renda.

Segundo a pesquisa, 98% das cidades de países pobres e em desenvolvimento, com mais de 100 mil habitantes, têm índices de qualidade do ar piores do que os recomendados. Já nos países ricos, a porcentagem de cidades que registram ar poluído cai para 56%.

O banco de dados da OMS reúne 3 mil cidades em 103 países, número que dobrou por causa da maior importância dada para a medição de níveis de poluição nos últimos anos.

A poluição do ar traz prejuízos à saúde da população

A organização comparou um total de 795 cidades em 67 países para os níveis de pequenas e finas partículas em suspensão (PM10 and PM2.5) durante um período de cinco anos, de 2008 a 2013. PM10 e PM2.5 incluem poluentes como sulfato, nitratos e carbono negro, que penetram profundamente nos pulmões e no sistema cardiovascular, causando os maiores riscos para a saúde humana.

O relatório também concluiu que, apesar de melhorias em algumas regiões, os níveis de poluição urbana atmosférica e global aumentaram 8%.

Leia a matéria na íntegra no site The City Fix Brasil

Compartilhe:

1 / 8
1
04:17
Estadão, Folha e O Globo apontam possível queda de Bolsonaro
Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo - de maior circulação no país - …
2
04:56
Maconha e nudez usadas no WhatsApp contra universidades
Entenda como o pensamento de Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro, impactou e instaurou uma crise generalizada em uma …
3
03:22
Teoria da conspiração associa facada em Bolsonaro ao filho Carlos
Teorias conspiratórias são, por definição, baseadas na irrealidade. Em alguns casos, em loucura. Mas uma em especial tem ganhado destaque …
4
04:04
Justiça quebra sigilo bancário de Flávio Bolsonaro e Queiroz
As acusações envolvendo esquemas de corrupção no gabinete de Flávio Bolsonaro estão ganhando um novo capítulo. Pedra no sapato do …
5
02:52
Bolsonaro diz que vai indicar Sergio Moro para vaga no Supremo
O presidente Jair Bolsonaro se comprometeu em indicar o ministro Sergio Moro para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. A …
6
03:41
Movimentos estudantis convocam ato contra os cortes na educação
Um ato marcado para esta quarta-feira, 15 de maio, promete mobilizar secundaristas, universitários, pós-graduandos, professores e outros profissionais contra os …
7
06:06
A construção do papel de mãe para quem opta pela adoção
O depoimento de Rosangela Ferreira faz parte do especial Mãe não é tudo igual, que destaca que cada maternidade tem …
8
06:33
O drama de retornar ao trabalho após a licença maternidade
O depoimento de Maria da Conceição faz parte do especial Mãe não é tudo igual, que destaca que cada maternidade …