População negra ocupa apenas 18% dos cargos de elite no Brasil

Com informações do jornal Folha de S. Paulo

Segundo estatísticas, o Brasil é o segundo país mais negro do mundo. Só perde para a Nigéria, nação mais populosa da África. Apesar disso, apenas 18% ocupa cargos de elite no país, segundo pesquisa divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo desta segunda-feira, 8 de junho.

Professor da UFRJ, Marcelo Paixão, afirma que falta de representação na política, artes ou na mídia ainda é um dos maiores indicativos da situação do negro no Brasil

Para chegar ao resultado, o levantamento entrevistou, ao menos,1138 profissionais em setores de destaque profissional, seja na política, na saúde, artes ou no Judiciário. A pesquisa foi feita seguindo critérios do Censo, que pede autodeclaração de cor aos entrevistados.

De acordo com o levantamento, entre as 20 maiores empresas do país, somente um presidente se considera pardo. Dos 513 deputados federais, 80% são brancos. Na Justiça, a prevalência dos brancos é ainda maior: 29 dos 33 ministros do Superior Tribunal de Justiça são brancos, três são pardos e um, preto. Confira a matéria completa na página do jornal Folha de S. Paulo.