Por 43 votos a 13, reforma do Ensino Médio é aprovada no Senado

Em votação no Senado, medida provisória da reforma do ensino médio foi aprovada por 43 votos a 13. A medida provisória, que em dezembro foi aprovada pelos deputados, segue para sanção de Michel Temer

Segundo notícia divulgada pelo jornal El País no início da noite desta quarta-feira, 8, o Senado aprovou, por 43 votos a 13, a Medida Provisória que institui a reforma do Ensino Médio.

O projeto, anunciado por Michel Temer em setembro do ano passado, passou pela última votação depois que foi aprovada a Câmara no fim do ano passado. A decisão, na época, motivou as ocupações nas escolas em todo Brasil, quando estudantes queriam debater as propostas de mudanças.

Em setembro do ano passado, escolas em todo país foram ocupadas por estudantes após anúncio do projeto de reforma do Ensino Médio

Entre as mudanças da reforma, a maior será a flexibilidade do currículo: 60% da grade curricular será de matérias obrigatórias e 40% optativas. Assim sendo, o estudantes escolherão uma das cinco áreas de especialização, dividas em: linguagem e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas ou formação técnica profissional. Outra mudança, referente à carga horária, aumentará, gradativamente, atuais 800 horas anuais para 1.400 horas.

Fim de artes e educação física

Ente os pontos polêmicos propostas pela reforma incide no fato das escolas não serem mais obrigadas a oferecer aulas de artes e educação física. Com a mudanças, ambas as matérias seriam restritas ao ensino infantil. Português e matemática seguem obrigatórias para os três anos, enquanto as demais disciplinas dependerão das escolhas dos alunos e da grade curricular estadual. Confira a matéria completa no site do jornal El País.