Por mais meninas na literatura infantil, pai cria um plano genial

Quando o assunto é infância, representatividade é fundamental. No diálogo com as crianças, na escola, nas histórias que contamos, quais são os referenciais que fazem com que os pequenos se sintam devidamente representados?  Na literatura infantil, não seria diferente. Quantos personagens femininos protogonistas conhecemos? Se pararmos para pensar quais são os grandes ícones das histórias para as crianças, vem à cabeça Peter Pan, Pinóquio, Tom Sayer, entre muitos outros. E as meninas? E quando aparecem, aparecem como? Têm a mesma força, as mesmas habilidades e importância histórica?

Ao perceber essa desigualdade de papéis de gênero presente nos livros infantis, este pai resolveu criar uma estratégia para que a filha Hailey, que ainda é bebê, pudesse ter bons referenciais femininos de heroínas mulheres.

O vídeo foi publicado pela página Epic Parenting, e levanta uma importante reflexão sobre o papel dos adultos – seja o pai, a mãe, ou o educador – na mediação de leitura com as crianças. Afinal, se o teor moral, social e histórico de uma obra já foi superado pelo avanço da sociedade, nada melhor do que ter um mediador por perto para colocar aquela história em perspectiva e ampliar o olhar dos pequenos para aquilo que estão conhecendo.

No vídeo – em inglês – o pai conta que quando foi iniciar a filha nos livros infantis, quis apresentar a ela os mesmos livros pelos quais era apaixonado quando criança. Foi aí que percebeu que algo estava errado: dos 26 livros que escolheu, apenas quatro tinham meninas como protagonistas, ou seja, só 15% do total. Para corrigir esse desequilíbrio, ele teve uma ideia simples e ao mesmo tempo genial: no texto, substituir os meninos por meninas, trocando os pronomes e desenhando cabelos compridos nos personagens.

O que à primeira vista pode parecer uma brincadeira, revela a importância de repensar a potência das histórias na construção do conceito de herói das crianças. Longe de questionar o valor artístico e literário de grandes cânones da literatura infantil que têm como personagem central um menino, a reflexão foi de estabelecer um papel ativo na leitura, ressignificando as potencialidades de cada livro. Assista:

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