Por que e como o Plano de Negócios mudou?

Conheça os diferentes aspectos do Plano de Negócios.

Ultimamente muito tem se falado sobre a importância e necessidade do plano de negócios, a minha opinião é que ele continua firme e forte, não morreu, porém com o advento de novas ferramentas, o que foi avaliado foi a utilidade do mesmo para as empresas em função do seu tempo de existência.

As empresas nascentes, mais conhecidas como Startups, não se valem mais do Plano como ferramenta básica para funcionarem nos primeiros anos, muito pelo contrário, buscam em ferramentas de desenvolvimento ágil as respostas para a pergunta, “como sobreviver nesse mercado?”.

Mas quando essas empresas se desenvolvem e sobrevivem a primeira onda de crescimento, elas olham para o Plano de Negócio como uma ferramenta de apoio, e principalmente olham para os pontos fortes do Plano de Negócios, que de forma geral são:

  1. Negócios e resultados. O valor de um plano é o seu impacto nos negócios, as decisões que provoca, formatação, escrita ou aparência. Um belo plano sem nada de execução não vale nada. Um plano medíocre, bem executado, cria valor ao negócio.

  2. É o planejamento que importa, e não o plano. Sem revisão periódica, um plano é apenas, na melhor das hipóteses, um exercício interessante. Não é um documento, é um processo.

  3. A forma segue a função. Um plano de negócios deve ser grande o suficiente para cobrir a necessidade do negócio. Deve crescer organicamente. O plano contém apenas o que é necessário para seu uso comercial.

  4. Planejamento gerencia a  mudança. Um plano bem formado conecta pontos e decisões para melhorar a gestão de negócios e resultados como hipóteses de mudança.

  5. Planejamento não é contabilidade. Embora as projeções pareçam demonstrações de contabilidade, o contexto é completamente diferente. Enquanto a contabilidade exige detalhes exatos, o planejamento trata de projeções e estudos de cenário.

Então antes de aceitas passivamente que o Plano de Negócios morreu, se questione e questione as verdades do seu negócio, e avalie o memomento, será que você não está crescido o suficiente para começar a se planejar como “gente grande”?

 Uma dica, vá nesse site, www.99canvas.com e veja mais informações sobre como planejar melhor e executar com mais eficiência as suas ideias.