“Por que o sr. atirou em mim?”: campanha pede fim da violência policial nas periferias

Por: Redação Comunicar erro

Para lembrar a morte de Douglas Rodrigues, 17, que foi assassinado durante uma abordagem da Polícia Militar no dia 27 de outubro, na Vila Medeiros, zona norte de São Paulo, artistas e ativistas lançaram um vídeo reproduzindo a frase dita pelo jovem antes de morrer: “Por que o sr. Atirou em mim?”.

Reprodução
Douglas, 17, era estudante e trabalhava em uma lanchonete. Seu irmão, de apenas 13, estava com ele no momento do assassinato

O PM Luciano Pinheiro Bispo foi preso por homicídio culposo (sem intenção de matar) e teve liberdade provisório concedida pela Justiça Militar.

Para mostrar que o caso não é isolado, os artistas e ativistas também perguntam no vídeo “Por que vocês atiram em nós” e convocam um um ato para quarta-feira, 13, às 18h, na EE Professor Victor dos Santos Cunha (Rua João Simão de Castro, 280 na Vila Sabrina/Zona Norte), denunciando a violência policial e o genocídio da juventude pobre e negra. 17 entidades assinam o manifesto da campanha.

Segundo manifesto do grupo, a violência da Polícia Militar “tem cor e endereço, assim como Douglas, são jovens negros e de periferias”. Em 2012, 1890 pessoas morreram decorrentes de violência policial no Brasil – uma média de cinco pessoas por dia.

Nos EUA, com uma população 60% maior que a brasileira, 410 pessoas foram mortas pela polícia.

Amarildo

Reprodução
A ossada de Amarildo ainda não foi encontrada

Além da morte de Douglas, outro caso tornou-se símbolo da violência policial no Brasil. No dia 14 de junho, o ajudante de pedreiro desapareceu após uma abordagem policial na favela da Rocinha. Ele foi conduzido para a sede da Unidade de Polícia Pacificadora e posteriormente levado em uma viatura.

Antes de ser morto, Amarildo foi submetido à sessões de tortura. 25 policiais militares foram acusados pelo crime, incluído o major Edson Santos, então comandante da UPP.

O caso ainda foi marcado por depoimentos combinados e provas falsas que acusavam Amarildo de ser traficante.

1
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
2
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …
3
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
4
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
5
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
6
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
7
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
8
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …