Por que os jovens não querem mais comprar carros?
Até alguns anos atrás, o grande marco de passagem para a vida adulta era a compra de um carro e o financiamento do primeiro imóvel. Faz tempo, porém, que isso deixou de ser o maior sonho dos jovens.
Alguns dizem que é porque eles estão amadurecendo mais tarde, porque são irresponsáveis ou porque não planejam a compra desses bens. A verdade, porém, vai muito além disso: ter um carro não é mais a prioridade da nova geração.
Os membros da Geração Y, que hoje são a principal força de consumo no mundo todo, têm comportamentos e visões de mundo bastante diferentes das gerações anteriores. Não priorizar a compra de um carro, portanto, é apenas parte de como eles estão mudando o mercado de consumo.
- eSIM internacionail: descubra como funciona o ‘chip virtual’
- 3 lugares para viajar sozinha no Brasil que você ainda não pensou
- BlaBlaCar comemora 9 anos no Brasil com mais de 2 mil e 500 passagens de ônibus por menos de R$ 1
- Fundação Obama oferece bolsas de estudo para curso de um ano em Nova York; saiba como concorrer
Para exemplificar melhor, o Pegcar listou os principais motivos pelos quais ter um carro não é mais o sonho dos jovens. Confira:
1. Desejo de acumular experiências
Antes de se fixarem em um lugar, comprarem um carro ou se casarem, os jovens querem viver e acumular o máximo de experiências. Fazer intercâmbio, empreender, trocar de emprego, cursar uma nova graduação, praticar um novo esporte…. Existe melhor momento para fazer isso do que na juventude? A estabilidade, o acúmulo de capital e os filhos podem ficar para mais tarde.
2. Outra visão sobre o que é propriedade
O sentido de propriedade privada também muda para esses jovens que querem uma vida cheia de experiências. Eles não têm pressa em ter sua casa própria, não se importam em dividir o que é seu e, muito menos, em compartilhar o que é dos outros. Não é por acaso que a economia compartilhada ganha a cada dia mais força, com modelos de negócio como Uber, Airbnb e Pegcar provando que o consumo pode ser menos individual e mais colaborativo.
Quer conhecer mais motivos pelos quais os jovens não se interessam tanto em ter um carro? Continue lendo no blog do Pegcar!