Por que os vaga-lumes estão sumindo? Saiba como ajudá-los
Saiba como evitar a extinção dos vaga-lumes por meio de quatro passos simples e práticos
Se, durante a infância, encontrar vaga-lumes era um acontecimento comum na sua rotina, hoje, embora você talvez não tenha reparado, as coisas mudaram. Estudos científicos revelam um notável desaparecimento da espécie e debatem as consequências do fenômeno – que podem SIM influenciar sua vida.
Um artigo publicado pelo jornal The New York Times, em 2014, reflete o tema ao analisar a conservação de vaga-lumes:
“Vaga-lumes são indicadores da saúde do meio ambiente e estão sumindo do mundo como resultado do prejuízo e degradação de seu habitat, poluição dos rios, aumento do uso de pesticidas em agroecossistemas e aumento de poluição luminosa em áreas de habitação humana”.
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Capitólio: Qual a melhor época do ano para conhecer esse paraíso mineiro?
- USP disponibiliza vagas em mais de 25 novos cursos gratuitos
- FGV oferece mais de 200 cursos gratuitos 100% online; veja como se inscrever
A teoria, que aponta para a questão da saúde ambiental do planta, ganha força no argumento do brasileiro Alessandro Barghini, autor do livro “Antes Que os Vaga-lumes Desapareçam ou Influência da Iluminação Artificial sobre o Ambiente”. Ele defende que “A iluminação é responsável por gerar poluição astronômica e excesso de dióxido de carbono emitido por meio da produção de eletricidade, mas o impacto dela na biodiversidade é muito maior”.
Como as luzes artificiais impactam na vida dos vaga-lumes? E o que fazer ?
Para atrair o vaga-lume macho, a fêmea usa sua luz natural – mas apenas quando a luz ambiente é menos influente do que a iluminação produzida pela lua cheia. Entretanto, com o excesso de luz artificial, a fêmea dificilmente encontra condições consideradas ideias para procriar e dar sequência ao futuro da espécie – impactando no processo de reprodução.
Em busca de alguma alternativa para o problema, o site norte-americano Treehugger destacou quatro simples passos para diminuir o impacto ambiental causado pela iluminação artificial, evitando a extinção dos vaga-lumes. Confira:
• Evitar o uso de pesticidas químicos;
• Não eliminar vermes, caramujos e lesmas – desse modo, as larvas dos vaga-lumes podem se alimentar;
• Desligar as luzes sempre que possível;
• Providenciar grama, folhagens e arbustos, que são bons ambientes para vaga-lumes.